quinta-feira, 30 de junho de 2011

James Brown & The Blues Brothers

Publicado no site da revista Alfa em maio de 2011
Link 

Se uma pneumonia não o tivesse levado em 2006, James Joseph Brown, o “Mr. Dynamite”, o “Padrinho do Soul e do Funk”, “o Homem que mais trabalha no showbizz” teria completado 78 anos nessa terça, 03 de maio. O homem que revolucionou a música negra norteamericana e que era bom amigo de Elvis e de Little Richard, foi um rei nas rádios (e nas prisões) e também em trilhas sonoras. Suas músicas constam em mais de 220 filmes, programas de TV e seriados.

Como ator, Brown apareceu em pouquíssimos filmes ficcionais (porque como ele mesmo, constou de 90 produções entre TV, documentários e telona). Um deles foi o lamentável Rocky IV, a mais incrível propaganda da era Reagan a aparecer no cinema, cantando ‘Livin´ in America’ (que Weird Al Yankowic parodiou em ‘Livin with a Hernia’) e o outro é o fenomenal The Blues Brothers (ok, eu me recuso a chamar de Os Irmãos Cara de Pau).
The Blues Brothers não só é um marco na história dos musicais como também na história da música. Os personagens, Elwood e Jake Blues, interpretado pelos indefectíveis Dan Aykroid e John Belushi, respectivamente, vieram do programa Saturday Night Live e sua banda era formada por gente de gabarito como Donald “Duck” Dunn (que veio do Booker T. and The MGs), Willie Hall (baterista da banda de Isaac Hayes) e Matt ‘Guitar’ Murphy (que tocou com Howlin´Wolf), entre outros. Tinha ainda Paul Schaeffer como tecladista (ele é o cara que hoje lidera a banda do programa de David Letterman), mas foi expulso por ter ido trabalhar em outro filme e substituído por Murphy Dunne. Depois de lançarem um disco, ‘A Briefcase Full of Blues’, que chegou ao 1o lugar no Billboard 200 em 1978, o caminho mais certo era que os personagens fossem para as telas de cinema e em 1980, o filme foi lançado com a direção de John Landis.

The Blues Brothers conseguiu reunir a nata do jazz, soul, blues e do R&B, conseguindo tirar muita gente do ostracismo. Estão lá Cab Calloway, famoso nos anos 30 e 40 por ser o rei do “scat” (quando se canta balbuciando); a poderosa Aretha Franklin, John Lee Hooker (em uma cena não creditada onde canta “Boom Boom” na rua), o versátil Ray Charles e James Brown como o reverendo Cleophus James (em seu coral está ainda Chaka Khan como solista). Os números musicais são incríveis, mesmo porque nem Aretha, nem Brown conseguiam dublar a si mesmos, por isso, o rei do soul teve que gravar sua música em cena mesmo (já para a cantora, foi feita uma colcha de retalhos, apenas com as cenas onde ela conseguiu sincronizar sua boca com a música). Com um time desse dá-lhe grandes clássicos como “Everybody Needs Somebody to Love”, “Minnie the Moocher”, “Sweet Home Chicago”, “Jailhouse Rock”, “She Caught the Katy” e a ótima “Theme from Rawhide”.

E se música não é a sua praia, então The Blues Brothers, pode lhe impressionar pelas mais loucas perseguições de carro filmadas, inclusive a famosa cena onde eles invadem um shopping center, destruindo tudo o que acham na frente. Nos extras do DVD em comemoração aos 25 anos do filme, Landis explica que eles acharam um shopping abandonado e fechado, encheram o estacionamento de carros O km, conseguiram completar parte do térreo com lojas famosas (umas permitiram que seus produtos fossem destruídos, outras não) e ainda colocaram dezenas de dublês profissionais como visitantes para conseguir escapar do carro dos irmãos (o Bluesmobile) e dos dois carros da polícia que o perseguiam.

O filme foi o segundo lugar em bilheteria em sua estréia (perdeu para O Império Contra-Ataca) e foi a décima bilheteria do ano. Tornou-se cult, faturou mais de US$ 100 milhões no decorrer dos anos e colocou Chicago como ótima opção para filmagens (depois dele, mais de 200 filmes foram feitos lá). Quando completou 30 anos, o Vaticano soltou uma nota dizendo que é um dos melhores filmes católicos de todos os tempos (assista e verá porque eles “estavam em uma missão de Deus”).

Eu tive a sorte de ver esse filme nos cinemas em 1980. Tinha acabado de completar 13 anos de idade e saí do cinema tão alucinado, que tive que pedir adiantamento de mesada para conseguir comprar o LP com a trilha sonora (que desgastou de tanto escutar ‘Sweet Home Chicago’). Até hoje, é um grande clássico nas comédias, um excepcional musical e um dos filmes mais divertidos já feitos. E, em tempo, a continuação, Blues Brothers 2000, só vale pela última cena, uma jam session com os melhores bluseiros do mundo.

Nenhum comentário: