sábado, 14 de fevereiro de 2009

Videomaker compila todos os palavrões da família Soprano

Publicado no Terra em fevereiro de 2009
Link

The Sopranos foi uma das séries mais emblemáticas e de maior sucesso na TV americana em todos os tempos. Contando a história de Tony Soprano, mafioso de New Jersey, e suas duas famílias, aquela com esposa e filhos e a outra com capangas e amantes, o seriado mostrava um dia a dia não muito glamoroso, repleto de traições, embustes e violência. Obviamente que para agüentar tudo isso, o cara precisava de terapia e suas sessões com a Dra Melfi, eram um show à parte.

A série teve a grande vantagem de ser produzida pela HBO, que é famosa por não seguir regras, dar liberdade a seus criadores e ainda ter censura zero. Isso significa que quanto mais realista for o enredo, melhor. E uma das coisas que Sopranos mais tinha eram palavrões, mesmo porque faz parte do universo bronco dos mafiosos. Só a palavra com F foi dita 3.539 em todas as seis temporadas, embora o recorde está com outra série produzida pela emissora, Deadwood, onde foi usada 2.980 vezes em três temporadas (esta era passada no velho oeste, o que é totalmente condizente com o local e época, porque ninguém consegue engolir um caubói sujo e ignorante dizendo "por obséquio cavalheiro, permita-me convidá-lo para um duelo").

E surgiu na Internet um vídeo que justamente mostra em 27 minutos, todos os palavrões e xingamentos de todos os episódios de Família Soprano em ordem cronológica. Como nossa primeira reação foi achar que tem gente que não tem nada para fazer na vida e consegue exprimir seu ócio na rede mundial, fomos atrás do criador do feito, o californiano de 27 anos, Victor Solomon e vimos que existe uma história por trás da façanha.

Por que fazer esse vídeo? É uma piada ou você queria passar uma mensagem?
Inicialmente não começou como piada. Eu estava saindo com uma mulher que era grande fã da série, e fomos para Nova Iorque para a festa de lançamento da quinta temporada. Ela terminou indo para a casa um importante membro do elenco e por causa disso, logo depois, nós terminamos. Aí eu compilei todos os palavrões do primeiro episódio para deixar na sua secretária eletrônica. Como ela não respondeu, eu continuei. Episódio por episódio, deixando recados para ela. É meu surpreendente que minha estratégia de cópia tenha feito tanto sucesso na web.

Quanto tempo levou para produzir o vídeo?
O vídeo todo levou um ano. Eu estava envolvido em outros projetos , então só trabalhava nos Sopranos quando tinha tempo ou quando sentia falta da minha ex-namorada.

Você teve alguma reclamação da HBO?
Eu ainda não escutei nada da HBO, mas tenho certeza que vou receber uma ordem de cessar e desistir em breve. Ou talvez eu seja eliminado. Então se eu desaparecer, você saberá o que aconteceu comigo.

Quais são os outros projetos que você está envolvido?
Eu geralmente faço videoclipes, curtas e comerciais. Eu recentemente terminei um curta chamado Walker Phillips que começará a ser projetado no circuito de festivais em breve e estou também na pré-produção da adaptação da obra Anthropology de Dan Rhodes, que trata de 101 histórias reais de amor. Serão pequenos curtas de humor negro. Cinco deles já estão disponíveis em meu site.

Nenhum comentário: