sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quando Marte entra na casa de Vênus

Publicado no Terra em janeiro de 2009
Link

Neste domingo começou uma série de desfiles para apresentar as novas tendências das coleções outono/inverno 2009. Seis dias na capital carioca, o Fashion Rio, seguido pelo maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week.

Esse rito, que ocorre em várias localidades, faz parte de um dos grandes mistérios de homens e mulheres, ou seja, Marte e Vênus, porque agradam os dois povos. Durante uma semana, elas observam e babam em roupas que ninguém vai usar, nas mais diversas e estranhas combinações de cores, tudo regado a cenários e produções dignas de Fellini. Já nós, homens, só pensamos no fato que são doze dias para ver de perto um monte de mulher deslumbrante e, se der sorte, camisas transparentes e decotadas.

Mas as diferenças, infelizmente, não ficam só no ramo da moda. O universo paralelo entre Marte e Vênus é muito maior do que entender sobre tendências. São pequenas coisas que elas até conseguem explicar com uma desenvoltura fenomenal e mesmo assim, por mais experientes astronautas que sejamos, ficamos completamente desnorteados. Algumas parecem até ditas em outro dialeto. Quer ver?

1. As instruções de lavagem
Alguém já tentou decifrar o que é aquele triângulo na etiqueta da camisa? Ou aquele desenho do ferro elétrico com bolinhas? Que tal aquele círculo cortado por um X? Isso são caracteres venusianos! Não é para você e eu entendermos! É melhor nem entrar no tradicional ritual de separação de roupas por cores na hora da lavagem, porque isso é um assunto tabu.

2. A unha
Pela obsessão das habitantes de Vênus de ir à manicure semanalmente, nós podemos imaginar que todas são estivadoras ou executam algum tipo de trabalho manual pesado, que provoca esse rápido desgaste nas unhas. Reza a lenda que existe um motivo secreto para isso, mas só é passado de mãe para filha e o homem que souber da verdade imediatamente é amaldiçoado e aprende a dançar pagode.

3. Os mais diversos tipos de xampu
A venusiana vai ao supermercado e escolhe ser quer xampu para cabelos danificados, quebradiços, com caspa, secos, oleosos, normais, loiro, moreno, ruivo, tingido, liso, ondulado, crespo, mal tratados, para dar volume, para raízes e até mesmo para cabelos indisciplinados. Para esses últimos, os indisciplinados, os marcianos recomendam uma surra bem dada e ir para a cama sem jantar e sem TV.

4. A caipirinha de saquê
A caipirinha é a grande poção masculina. Junte seus ingredientes milagrosos e você consegue transmutar meninos em homens. É tão importante que o governo federal publicou sua receita no Diário Oficial em novembro. Já a versão feminina, com a famosa bebida oriental, só faz uma mágica. Consegue transformar um ótimo drinque em uma beberagem com gosto de remédio.

5. A hidrolipodistrofia ginóide
Também conhecido por lipodistrofia edemato fibroesclerótica, esse monstro terrível faz a venusiana ficar sem dormir e extremamente irritadiça e frustrada. Provoca mudanças de atitude que culminam na exigência de transar no escuro ou na prática de usar maiô de aqualouco na praia. Já nós, marcianos, não estamos nem aí porque CELULITE não atrapalha em nada na hora H.

6. Os sapatos
Imelda Marcus possuía 1.060 pares. Carrie Bradshaw, a personagem principal de Sex and the City, descobre que gastou mais de US$ 40.000 dólares neles. Existe uma atração incrível entre mulheres e sapatos. Especialmente se forem preto. Assim como no caso dos xampus e dos animais do filo Arthropoda, existem infinitos tipos e espécies para usar nas mais variadas ocasiões. E o que o homem de Marte não consegue conceber é que ao comprar um novo sapato, a mulher adquire também a calça, o cinto, a camisa e a bolsa para combinar com aquele modelo.

No final das contas, se nossa missão é audaciosamente ir até onde nenhum homem jamais esteve, temos que convir que o planeta Vênus ainda é o que proporciona as mais fantásticas e gratificantes aventuras. E viva a diferença!

Nenhum comentário: