Na semana passada coloquei aqui alguns links de sites dedicados ao cinema e um dos mais interessantes é o de Massimo Carnevale e seu sketchesnatched (uma brincadeira com rascunhos e fragmentos ). Ele é um artista de Roma que está ganhando notoriedade no mundo inteiro graças a um hobby: desenhar cenas de seus filmes marcantes. Ligado aos quadrinhos italianos, especialmente ao famoso estúdio Sergio Bonelli (de Dylan Dog, em breve em um cinema perto de você), Carnevale ganhou a America quando passou a desenhar as capas da ótima série de quadrinhos Y-O Último Homem e posteriormente, Vikings, ambos da Vertigo (linha adulta da DC Comics) e também Terminator 2029 da Dark Horse.

Extremamente reservado (é difícil conseguir informações sobre ele na internet), o romano de 43 anos topou responder a duas perguntas para a ALFA (mesmo porque, segundo ele, seu inglês é péssimo):

Por que um blog com cenas de filmes pintadas? É um hobby ou o plano para um trabalho maior como uma exposição ou um livro?
Massimo: eu não tenho planos para ele, é simplesmente aquilo que se propõe, rascunhos feitos rapidamente, com as cenas de acordo com meu estilo de pintura. Sketchesnathed nasceu para eu brincar e veio de uma paixão que tenho por cinema, nada mais do que isso. Só que eu notei que existe um interesse enorme em cima dele, por isso se algo de bom acontecer a partir dele, ótimo.


Uma das melhores coisas do site é que você coloca uma cena que representa um filme, mas não obrigatoriamente o elemento mais óbvio. Por exemplo de O Grande Lebowski você traz o Jesus de Tutturro ao invés de Jeff Bridges. Como é esse seu critério de escolha de uma imagem de um filme?
Massimo: Não há uma regra em si. Às vezes eu foco na cor de uma cena em particular, outras vezes na atmosfera. o resultado dessa composição não é sempre pesado. O que é certo é que eu assisti todos esses filmes e eles, em sua grande maioria, são parte da minha vida.

Veja a galeria especial da Alfa aqui.