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Há 95 anos nascia Eldred Gregory Peck, filho de um farmacêutico em San Diego. Quando faleceu em 2003, vítima de uma broncopneumonia, já tinha se tornado uma lenda cinematográfica e um dos maiores modelos de comportamento para homens de todos os tempos. Peck é uma espécie de role-model meu desde que assisti Da Terra Nascem os Homens (que comentei aqui) e na vida real não se distanciou muito de seus personagens.
Se formos analisar os grandes homens do cinema, cada um representava uma faceta masculina diferente. Humphrey Bogart era o durão; Cary Grant, o charmoso; Clark Gable, o masculino; Marlon Brando, o selvagem; Monty Cliff, o problemático; James Dean, o revoltado e Gregory Peck era o bom moço. Só que a diferença era que ele nunca era o bom moço bundão. Era um bom moço graças à força do caráter, de um homem que não entrega sua ética e que tem orgulho das decisões que tomou na vida.
Essas caracteríticas acabaram sendo elevadas quando interpretou o advogado Atticus Finch em O Sol é Para Todos de 1962. O filme é todo do ponto de vista de três crianças (uma delas, na vida real, seria Truman Capote), então aquele homem que se dispõe a defender um negro acusado injustamente de ter estuprado uma menina acaba ganhando um ar de mito, de super-herói. Talvez por essa razão é que o personagem foi escolhido o maior herói do cinema pelo American Film Institute e Peck tenha ganho seu único Oscar, além de ter se tornado amigo pessoal de Harper Lee, a autora da obra.
O bom rapaz de Peck era um sedutor. Mesmo amnésico, conquista Ingrid Bergman no ótimo Quando Fala o Coração de 1945 , dirigido por Hitchcock. Em As Neves do Kilimanjaro de 1952, é a vez de Ava Gardner ser sua grande paixão.Como o Rei Davi em Davi e Betsabá (1951) tem como par romântico, Susan Hayward. E, obviamente, não podemos deixar de lado aquela que o tornou metade da dupla mais charmosa das telonas, Audrey Hepburn, com quem contracenou no delicioso A Princesa e o Plebeu de 1953 (foi ele quem apresentou Mel Ferrer a Audrey, com que ela se casaria).
O bom rapaz podia ser heróico, explodindo bases nazistas na ótima aventura Os Canhões de Navarone de 1961, como um jornalista que finge ser judeu para mostrar o antisemitismo americano em A Luz é Para Todos (1947), defendendo sua família de um psicopata na primeira versão de Círculo do Medo (1962) ou ainda mostrando que a terceira idade pode ser herói na guerra com Espionagem em Goa (1980).
E, por fim, o bom rapaz podia ser assustador também, tentando livrar o mundo do anticristo com A Profecia de 1976, sendo o mais vingativo e revoltado dos personagens da literatura, Capitão Ahab, em Moby Dick (1956) ou incorporando um dos mais conhecidos e sádicos nazistas, Dr. Joseph Mengele em Os Meninos do Brasil de 1978.
Fora das telas, Peck foi um dos que brigou com o comitê do Senador MacCarthy que perseguia os esquerdistas que atuavam no cinema, se tornou inimigo de Richard Nixon e foi um dos que protestaram abertamente contra a Guerra do Vietnã. Ganhou uma Medalha Presidencial da Liberdada, a maior honraria civil nos EUA, entregue pelo ´residente Lyndon Johnson. Foi casado duas vezes e teve cinco filhos.
Muita gente gente diz que George Clooney é “o novo Cary Grant”. Brad Pitt é “o novo Steve McQueen”. Dificilmente aparecerá um novo Gregory Peck. Ao ‘gringo velho’, minhas eternas saudações.
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