terça-feira, 26 de abril de 2011

Cinco sites para curtir cinema de um jeito diferente

Publicado no site da revista Alfa em abril de 2011
Link

Com mais de 100 anos de idade, o cinema continua atraindo mais e mais legiões de fãs, apesar de seu fim já ter sido decretado com o aparecimento da TV, depois a TV a Cabo, o videocassete e agora com os downloads ilegais. Fim mesmo? Ok, existem aí algumas produções que só dá para se assistir quando é reprise na TV aberta, dublada e com intervalos, mas tem muitas outras que, para curtir, somente dentro do aconchego da sala de cinema.

Por essa razão, e por ter tantos fanáticos pela coisa (assim como eu), é que existem alguns sites bem legais para se consultar  e que não falam exatamente dos filmes, mas sim de elementos que cercam a magia da sétima arte. Confira  cada um deles, mas só lembro que eles estão em inglês:

1. Internet movie CAR database (IMCDB)
Pois é. É exatamente o que você leu: um banco de dados das  máquinas que já apareceram nas telonas e telinhas, inclusive em animações (por exemplo, o Relâmpago McQueen do desenho Carros é um Chevrolet Monte Carlo 1997 e o carro de Bob Parr em Os Incríveis é um Nash Metropolitan, que já apareceu até em Grease 2. Divertido, né?). E os caras que colaboram não se atem apenas aos carros dos personagens principais. Tem doido que marca até mesmo os automóveis que estão estacionados na rua em uma determinada cena. No ranking de montadoras, a Ford fica na pole position, com mais de 42 mil citações, seguida pela Chevrolet, Mercedes, Volkswagen e Renault, só para citar os cinco primeiros lugares. Aliás, o Ford Crown Victoria é o modelo que mais aparece em filmes (ele é o carro usado pela polícia americana em muitas cidades), com o Mustang em segundo lugar e o Impala em terceiro.   Para conferir essa e muitas outras estatísticas, acesse www.imcdb.org. O site permite comentários. 2. Internet Movie Firearms Database
Um pouco menos organizado que os dos carros e sem as estatísticas prontas, o IMFDB se especializou nas armas de fogo mostradas em filmes, seriados, anime e video-games. Brincando, dá para saber que o grande Humphrey Bogart portou muitos Colts nos filmes que atuou, independente se era bandido ou mocinho, tendo particular interesse no modelo M 1911, ou que Eastwood usava uma Winchester 1866, vulgo “Yellow Boy”, para livrar Eli Wallach da forca em Três Homens em Conflito ou ainda que o DR. House teria sido baleado com uma Glock 21, como mostrado no episódio ‘Sem Razão’ da segunda temporada. Se seu negócio for tiroteio, entre em www.imfdb.org.

3. Internet Movie Posters Awards
Um site só dedicado a posteres de filmes do mundo todo, em todas as versões possíveis e imagináveis. Ou seja, o paraíso para marqueteiros. O IMPA é atualizado constantemente, tem material que dificilmente a gente veria aqui no Brasil (como os  cartazes para seriados de TV, por exemplo) e ainda faz uma votação para ser decidido os bambambam do ano, em categorias como Melhor e Pior Poster, Melhor Teaser Poster, Poster Mais Engraçado, Poster Mais Assustador, Melhor e Pior Frase de Poster, Melhor Motion Poster, Prêmio ‘Não muito sério’, Pior Poster de Blockbuster, Poster Mais Corajoso, Melhor Poster de Personagem, Melhor frase séria de Poster, Melhor Poster para TV, e os Destaques para posteres Internacionais.  Confira em www.impawards.com.

4. 100 Things I learned
Totalmente colaborativo, é o site perfeito para você brincar de crítico e desfilar humor e muito sarcasmo, comentando o que você aprendeu com determinado filme. A idéia é que cada filme exposto tenha 100 lições “educativas” e o pessoal aproveita para escancarar as bobagens e os clichês que desfilam nas telonas. Por exemplo, para Avatar aprendemos que “quando alienígenas disparam flechas de seis pés de comprimento, por mais que elas viajem a mais de 60 quilômetros por hora, é a neurotoxina que mata, não a seta em si” ou que, de acordo com Tron – O Legado, “dentro do seu PC, os programas vão a clubes, beber e dançar, e também frequentam arenas de jogo. Por isso, não é de se admira r que os usuários tenham de esperar tanto tempo para cada programa iniciar”. Você participa da brincadeira no www.100thingsilearned.com e pode ainda comentar as postagens alheias.

5. Sketches Snatched
Este é o blog do artista italiano Massimo Carnevale, responsável pelas capas de Y-O Último Homem e Vikings, gibis da Vertigo (o ramo adulto da DC Comics). Totalmente descompromissado, o cara desenha uma cena que possa representar um filme em questão, mas nunca caindo na obviedade. Para clássico descolado O Grande Lebowski, ele pinta o ‘Jesus’ de John Turturro e não o personagem título de Jeff Bridges. Em 2001 – Uma Odisséia no Espaço, o retratado é o Dr. Dave Bowman velho, jantando, lá pelo final do filme. Para curtir e babar (porque eu aposto que você VAI querer ter uma ilustração dessas na parede da sua sala de TV), entre em http://sketchesnatched.blogspot.com.

Nenhum comentário: