segunda-feira, 14 de março de 2011

Quem levou o Framboesa de Ouro

Publicado no site da Revista Alfa em março de 2011
Link

Quase que vou me esquecendo de anunciar as piores produções cinematográficas no ano de 2010, segundo os votantes do Razzie Award, o chamado “Framboesa de Ouro”. A cerimônia aconteceu no Hollywood’s Barnsdall Gallery Theatre no sábado, 27/02, evento que os organizadores  costumam chamar de “a noite antes do Oscar”  (é sério isso!).

E o grande “vencedor” da noite foi mesmo o ex-menino prodígio M. Night Shymalayan e seu O Último Mestre do Ar, baseado no desenho animado que conseguiu desagradar aos críticos e a quem curtia a animação. Além de levar os troféus de “Pior Diretor” e “Pior Filme”, a obra o indiano ganhou “Pior Roteiro” e “Pior Mau uso de 3D”. Jackson Rathbone (que não tem nenhuma relação com um dos mais famosos Sherlock Holmes do cinema, Basil Rathbone) levou o prêmio de “Pior Ator Coadjuvante ” justamente por suas participações marcantes no filme de Shymalayan e em  Crepúsculo:Eclipse (outro filme que concorria ao prêmio “máximo” de pior produção). Só lembrando que M. Night já havia “vencido” em 2006 pelo irregular A Dama da Água e concorrido por Fim dos Tempos.

O mais que dispensável Sex and The City 2 ficou em segundo lugar na premiação. As quatro novaiorquinas levaram as estatutetas de “Pior Time” e “Pior Atriz” (este último foi para Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Cynthia Nixon e Kristen Davis juntas) e ainda ficou como a “Pior Sequência”. O rei do Twitter, Ashton Kutcher saiu como “Pior Ator” por Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor. Depois de cinco vezes indicada, a gatíssima Jessica Alba ganhou sua Framboesa de “Pior Atriz Coadjuvante” por um pacote de péssimas atuações em quatro filmes: O Assassino em mim, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, Idas e Vindas do Amor e Machete.


Algumas curiosidades
  • Sir Lawrence Olivier, um dos maiores atores de teatro e cinema de todos os tempos, ganhou seu Razzie em 1981 pelo filme Inchon.
  • Sylvester Stallone já ganhou o Razzie por suas interpretações marcantes por quatro vezes. Ele também levou o hoje extinto “Pior Canção Original” por cantar “Drinkenstein” no filme Rhinestone – Um Brilho na Noite.
  • Já o ex-presidente George W. Busch ganhou seu prêmio de “Pior Ator” por ter sido ele mesmo no documentário Fahrenheit 11/09.
  • O recorde de Razzies para “Pior Atriz” é de Madonna. Foram cinco vezes contra três de Bo Derek, Demi Moore e Sharon Stone. Ou seja, não basta ter um corpo lindo. Tem que ter talento.
  • Sandra Bullock ganhou em 2010 um prêmio como “Pior Atriz” por Maluca Paixão e foi receber a estatueta para gáudio dos organizadores. No dia seguinte, ele levava um Oscar por Um Sonho Possível para seu próprio prazer.
  • A cantora e pretensa atriz, Pia Zadora, causou um mal estar tremendo nos organizadores do Globo de Ouro, já que em 1982 ela recebeu um prêmio da imprensa estrangeira como “Melhor Estrela do Ano em Filme para o Cinema” por Butterfly e também um Razzie de “Pior Atriz” pelo mesmo filme. O marido dela na época era um produtor influente e ficou no ar um clima de mamata na premiação mais séria.
  • Por cinco vezes os organizadores entregaram um prêmio de “Pior Carreira”, em 1981, 1983, 1985, 1987 e 2009 para, respectivamente, o ex-ator e ex-presidente Ronald Reagan; Linda Blair (a garota de O Exorcista); Irwin Allen (meio injusto, porque o cara produziu e criou séries famosas e boas como Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes e Viagem ao Fundo do Mar); “Bruce”, o tubarão mecânico de Tubarão de Spielberg e ainda para o diretor Uwe Boll, como “a versão alemã de Ed Wood”, por obras como BloodRayne, Alone in the Dark e House of the Dead – O Filme.

Nenhum comentário: