quinta-feira, 24 de março de 2011

10 bons filmes da máfia irlandesa

Publicado no site da revista Alfa em março de 2011
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Hoje é dia de São Patrício, o santo protetor da católica Irlanda e é dia de beber cerveja preta, se vestir de verde, dançar e cantar e assistir filmes de gangsteres. Pois é, os bons filhos da terra do trevo também foram retratados no lado errado da lei em uma série de bons filmes, antes de perderem espaço para a máfia italiana e se tornarem apenas policiais corruptos nas telonas. O maior ator de filmes de gangues dos anos 1930 e 1940 era justamente de origem irlandesa, James Cagney. E com ele que iniciamos a lista dos 10 melhores filmes com a máfia irlandesa:

1.Inimigo Público (1931): James Cagney em plena forma na história de Tom Powers, um bandido que começa a crescer nas fileiras na máfia até causar uma tremenda guerra de gangues. O cara era tão bonzinho que esmaga uma grapefruit na cara da namorada, Mae Clark, em pleno café da manhã.


2. Anjos da Cara Suja (1938): filmaço com Cagney e Pat O´Brien (outro irlandês) sobre dois amigos de infância que se tornam, respectivamente, um gangster e um padre e entram em choque quando o primeiro começa a inspirar um bando de garotos na Hell´s Kitchen dos anos 1930. A sequencia final é de fazer lutador de jiu-jitsu chorar!


3. Sindicato de Ladrões (1954): Marlon Brando dá um show no clássico de Elia Kazan sobre um pugilista irlandês fracassado que se vê em crise de consciência e resolve brigar com o pessoal corrupto que domina o sindicato dos estivadores em Hoboken. Levou oito Oscars.


4. Golpe de Mestre (1973): filme bem levinho, aproveitando a dupla bem sucedida de Butch Cassidy, Paul Newman e Robert Redford, nas aventuras de dois trapaceiros que, para vinga a morte de um amigo, tramam um golpe em cima de um chefão da máfia irlandesa.


5. Ajuste Final (1990): no mais puro estilo dos Irmãos Cohen, um filme de primeira linha sobre um frio e lacônico conselheiro da máfia irlandesa que tenta manter a paz entre duas gangues. Muito humor negro, violência e traições em uma trama complexa.


6.  Um Tiro de Misericórdia (1990): inspirado em uma bando real, os Westies, este filme com elenco fantástico (Sean Penn, Ed Harris e Gary Oldman) foca nas nos últimos dias das gangues do bairro de Hell´s Kitchen em Nova York. Penn faz um jovem que volta ao seu bairro natal para se juntar à gangue dominada por seus irmãos, mas na verdade é um policial disfarçado.


7. Gangues de Nova York (2002): não é um dos meus favoritos, mas o filme de Scorcese encantou pelo lirismo de tratar da violência da Nova York do final do século 19, focando na vingança do personagem de Leo Di Caprio contra o homem que matou seu pai, o líder de gangue, Bill ‘The Butcher’ Cutting, uma interpretação arrepiante de Daniel Day Lewis.


8. Estrada para Perdição (2002): Paul Newman, em uma de suas últimas aparições, odiou fazer esse filme, baseado em um ótimo gibi de Mac Alan Collins, que lembra outra HQ, esta japonesa, O Lobo Solitário. Matador da máfia irlandesa tem que fugir da fúria assassina de seu chefe, depois que seu filho testemunha um massacre. O filme tem ainda Tom Hanks, Jude Law e Daniel Craig antes de ser James Bond. Uma boa diversão, mas só isso.


9. Sobre Meninos e Lobos (2003): em 1975 três amigos brincam nas ruas de Boston quando um é levado por dois homens e é violentado. Anos depois, um deles (Sean Penn) se tornou um criminoso menor, outro (Kevin Bacon) é policial e o terceiro (Tim Robbins) ainda é atormentado com o estupro no passado. Quando a filha de Sean é morta, ele quer pegar o assassino antes da polícia e Robbins se torna o principal suspeito. Filme bem pesado de Clint Eastwood que ganhou dois Oscars.


10. Os Infiltrados (2006): Scorcese abandonou a máfia italiana, para se dedicar à irlandesa, nessa refilmagem do policial japonês Infernal Affairs. Leonardo de Caprio é Billy Costigan, policial infiltrado na gangue de Frank Costello (Jack Nicholson), enquanto Matt Damon é um capanga de Costello dentro da polícia. Apesar do final patético (que mais faz rir do que impressiona), levou o Oscar de Melhor filme de 2007.

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