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Uma ótima maneira de conseguir um dinheirinho extra nesses dias que antecedem a Páscoa é arregaçar as mangas, fazer o ovo de chocolate de seus sonhos e colocá-los à venda. Simples de produzir e com custo muito baixo, o ovo de Páscoa caseiro é uma ótima pedida para aqueles que querem aumentar a renda ou ainda dar um presente mais exclusivo e pessoal.
Segundo o especialista internacional em vendas, Marcelo Ortega, “vender mais na páscoa é fazer com que o produto em questão, não represente um precinho ou preção, mas um desejo que proporciona benefícios como felicidade, harmonia, solidariedade, convivência humana, paz de espírito”. E é lógico que os chocolateiros caseiros têm que ter isso em mente ao bolar seus produtos. Entregar algo diferenciado e feito com carinho.
Para aqueles que vão se aventurar neste trabalho, a boa notícia é que cada ovo produzido pode dar um lucro de 100% sobre o investimento. Maria Scinke Vitorino, paulista de 53 anos da zona sul de São Paulo, produz ovos em casa há 20 anos. Segundo ela, cada confeito (contando não só ingredientes como também embalagem e gás de cozinha) custa-lhe em média R$ 15,00 e são vendidos em torno de R$ 30,00. Apesar da clientela ainda restrita, dona Maria diz que chega a lucrar de R$ 1500 a R$ 2000 em apenas três semanas de trabalho.
Truques para vender mais
A pessoa deve atentar para alguns detalhes antes de começar, especialmente referente aos truques de marketing a serem usados (se dá certo para as grandes empresas, funcionará para você):
1. Não é difícil produzir um ovo de Páscoa, mas se você nunca fez um, tem a opção de assistir a um dos inúmeros cursos que aparecem nessa época ou, caso prefira aprender sozinho, é recomendável testar algumas receitas antes de colocá-los à venda ou pode queimar a freguesia.
2. Seus familiares podem se tornar ótimos vendedores de seu produto. Bote o maridão ou a esposa para vender na empresa, os filhos para divulgar no colégio ou faculdade, informe os vizinhos e assim por diante. Se possível, dê uma comissão a eles e a seus amigos que se dispuserem a divulgar seus ovos. Outra boa tática é oferecer ovos gratuitamente para aqueles que mais trouxerem clientes.
3. Um truque sempre muito bom é distribuir pequenas amostras grátis. Se morar em prédio, deixe um bombom em cada apartamento, por exemplo, com um bilhetinho avisando de sua empreitada. Lembre-se que se as pessoas se deliciarem com seu quitute, vão querer mais e também que você, estará lutando contra grandes marcas já estabelecidas há anos no mercado.
4. Internet não é só bate-papo e sim, uma tremenda ferramenta para divulgar seu chocolate. O site Mercado Livre, por exemplo, oferece recursos de venda onde você não paga nada para a divulgação dos ovos e sim um pequeno percentual sobre cada unidade vendida. Além disso, redes de relacionamento como Orkut, se mostram uma mão na roda para avisar os amigos e conhecidos que você é um chocolateiro de primeira.
5. Ingrediente é tudo nessa vida e a opinião dos clientes também. Escolha boas marcas de chocolate e recheios de qualidade. Lembre-se sempre de perguntar a quem comprou se gostou e se há algum ponto a melhorar. Maria Vitorino passou a usar chocolate fabricado pela Munik, porque a marca anterior era considerada “muito doce” pelos seus clientes e viu a satisfação aumentar (e, obviamente, as vendas também).
6. Pesquise preços na sua região antes de colocar um valor em seus ovos. Produtos muito baratos causam desconfiança e muito caros precisam de muito justificativa ou não vendem.
7. Atente para a sua capacidade de produção, ou seja, não adianta nada receber um pedido de 100 ovos se você só consegue fazer 30. Uma oportunidade pode se transformar em um pesadelo se você se comprometer com algo que não tem capacidade de entregar. E o cliente nunca mais voltará a confiar em você de novo.
8. Saiba fazer vários tipos de ovos. Além do tradicional, existem receitas de trufado, crocante, craquelado, recheado, marmorizados etc. Quando pegar mais experiência, que tal personalizar o ovo para o cliente?
9. Não esqueça que além do ovo, você tem que pensar nos bombons ou no brinde. Se optar por brinquedinhos, atente para aqueles que levam o selo do Inmetro, pois não vai querer uma criança engasgando com seu regalo e um pai revoltado em seu encalço. Já nos bombons, a variedade de sabores conta a seu favor.
10. Procure registrar o nome e email de seus clientes. Com isso pode agradecê-los por preferirem seus ovos, fazer pesquisas de satisfação e principalmente divulgar seus produtos no ano seguinte.
Quanto custa produzir um ovo de páscoa
Para calcular o custo de um ovo de páscoa, pesquisamos em sites de fornecedores de acessórios e encontramos os seguintes preços:
» Barra de chocolate 1kg: de R$9,00 a R$17,50
» Forma Silicone para ovo de 500g: R$4,50
» Forma PVC para ovo de 500g: R$0,70
» Forma para bombom PVC: R$0,70
» Kit misto com 10 mini-brinquedos plásticos: R$1,40
» Base para ovo de páscoa: de R$0,99 a R$1,30 (10 unidades)
» Fecho prático para ovo: R$1,65 (100 unidades)
» Fita para fechamento: R$12,90 (50 metros)
» Embalagem para ovo: de R$19,90 a R$23,90 (50 unidades)
» Celofane: R$1,35 (3 folhas)
» Embalagem Bombom: R$3,70 (100 unidades)
» Papel Chumbo (alumínio) decorado: R$23,90 (50 unidades)
Ou seja, um ovo de 500g, recheado de bombons e brinquedinhos custaria ao chocolateiro caseiro em torno de R$ 12,00, levando-se em conta ainda o custo do gás de cozinha, luz elétrica e investimento em utensílios. Um ovo de páscoa com esse mesmo peso, de marcas mais famosas, está saindo com o preço mínimo de R$ 35,00 nos supermercados. Assim, vendendo-o a cerca de R$ 25,00, você estará conseguindo seus 100% de lucro. É ou não um grande negócio?
Um comentário:
Cláudião!!
Você tá virando "O CARA"!!!...
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