quarta-feira, 11 de março de 2009

Como ser um cavalheiro no primeiro encontro

Publicado no Terra em março de 2009
Link

Em tempos de sexo fácil, ficantes e afins, a arte de impressionar a moçoila com o galanteio parece ter se perdido um pouco. Hoje, muitas meninas reclamam que os homens já chegam nelas como beduínos sedentos em um oásis, e alguns moços estão impressionados negativamente também com o furor de certas meninas em alcançar os finalmentes.

Para fins didáticos nesta matéria, consideremos as condições normais de pressão e temperatura quando você conhece uma menina em algum lugar ou é apresentado a ela. Vocês conversam um pouco, trocam telefones e, finalmente, está pronto para convidá-la para sair e, quem sabe, transformá-la na outra metade da laranja.

Agora, vamos imaginar que o convite já tenha sido feito e aceito. E, aqui, vale uma ressalva: se a menina levar mais de cinco minutos para descobrir quem você é ao telefone, desista e desligue com um "desculpe, foi engano".

Se o primeiro encontro é na realidade um grande planejamento de marketing ou, se preferir, uma estratégia de guerra, então detalhes são importantes. Seja criativo, planeje antes e atente-se para as dicas abaixo:

Escolha o campo de batalha Geralmente, a menina vai esperar que você escolha um local para esse grande evento. E só há duas opções: um bom bar ou um bom restaurante. Lembre-se de que seu objetivo é conhecê-la melhor e ter um papo gostoso, portanto, danceterias estão descartadas, a menos que você queira berrar como um louco e mostrar a concorrência a ela, com muitos rapazes melhores que você se chacoalhando na pista.

Cinema também é uma péssima opção. No escurinho não rola conversa e, provavelmente, ela quer ver alguma história com a Jennifer Aniston e você Aliens X Predador VII, o que gera desconforto. Se a sua opção for um barzinho, evite ir naqueles onde você é totalmente conhecido e o garçom lhe recebe com um "E aí, lingüinha?". Definitivamente, não vai cair bem.

Mariana Yamada, psicóloga na Lunch42, empresa especializada em aproximação de pessoas, também atenta para o fato da escolha estar dentro de suas possibilidades econômicas, para não causar um problema posterior. E também para evitar festas de conhecidos de uma das partes, pois, segundo ela, a outra pessoa pode não se sentir à vontade e ficar deslocada.

Deu certo com seu avô, vai dar certo com você
Algumas regras básicas de cavalheirismo e etiqueta podem ser consideradas hoje um exagero por algumas meninas mais xiitas em sua visão feminista, mas, acredite, funcionam. Espere fora do carro ao buscá-la. Abra a porta, feche-a, dê a volta por trás e só depois entre. Abra também as portas dos restaurantes ou seja lá o lugar onde você vai levá-la.

Puxar a cadeira para a pretendente sentar também mostra que você é um rapaz de fino trato. Na escada rolante, ela vai na frente ao subir e atrás de você ao descer, já que a regra é a dama ter um homem para ampará-la caso algo dê errado (nunca dá, mas é bom prevenir). E, na hora da conta, pelo menos nessa primeira saída, insista em pagar. Caso ela não queira mesmo essa distinção, aceite de bom grado dividir a despesa. Lembre-se: as mulheres hoje são auto-suficientes o bastante para arcar com suas despesas, mas uma atitude pró-ativa do rapaz causa muito boa impressão.

Não seja egocêntrico, nem interrogue demais
Jerry Seinfeld, comediante americano, disse que um encontro é como uma entrevista de emprego. A diferença é que, dificilmente, no segundo caso, você acabe nu no final. Assim, as regras para se conseguir um trabalho são as mesmas para se conseguir a garota, e a primeira delas é seja você mesmo. Não invente histórias mirabolantes sobre sua vida nem fatos que nunca aconteceram, porque se a coisa der certo, ela vai descobrir a mentira.

Mariana Yamada dá as dicas: "sugerimos sempre que os homens, assim como as mulheres, dêem a oportunidade de conhecer e ser conhecido. Falar de si e perguntar sobre o outro é uma demonstração de interesse e cria um vínculo maior entre as pessoas. Mas é importante que esse bate-papo ocorra de forma equilibrada, pois uma pessoa que fala só de si pode ser considerada um narcisista. Por outro lado, uma pessoa que só pergunta sobre o outro, pode aparentar alguém fechado, que não se abre com ninguém".

Entre os assuntos que você deve evitar no grande dia, estão a história de seu casamento frustrado, o pé na bunda que levou da namorada, os problemas que tem no escritório. Também não vale ficar reclamando da vida. Prefira falar de temas que possam ser usados na construção da relação.

Capriche no "pós-venda"
Tudo deu certo, o encontro foi ótimo, ela é maravilhosa e você até ganhou um beijo de despedida (ou quem sabe uma noite tórrida de sexo). Obviamente, que você quer repetir o feito, portanto, agradeça o bom momento que tiveram juntos. Seja com flores, um cartão ou até mesmo uma singela mensagem no celular com um "foi ótimo". Isso vai dar segurança a você e a ela de que a próxima vez pode ser tão boa quanto a primeira. Gentileza e boas maneiras nunca saem de moda. Seja legal e não demore duas semanas para ligar de novo ou vai virar, nas imortais palavras de Gal Costa, página virada, descartada do folhetim da menina.

Cinco dicas rápidas para causar boa impressão
1.Apresentação é tudo. Use roupas em ordem, passadas, limpas e não exagere no perfume. Lave e encere seu carro, mesmo que seja uma Brasília 1972.

2.Ache algo que lhe impressionou na menina e elogie sinceramente. Nada de "sapatos bonitos, Amélia", porque vai soar falso demais.

3.Olhos nos olhos, meu amigo, ou ela vai achar que você está prestando mais atenção no decote da menina da mesa ao lado do que no que ela está falando.

4.Saiba ouvir. E não fique desesperado pensando no que você vai falar em seguida. As coisas vêm naturalmente.

5.Cuidado com o álcool. Se você beber demais, não estará na sua melhor forma. Se ela beber demais, pode significar uma dor de cabeça depois.

Lugares para um segundo encontro ou para impressioná-la de verdade:
-Parque temático: ela viu seu lado sedutor, agora está na hora de ver sua porção divertida. O único senão é acabar cansado demais no fim do dia.
-Passeio de balão: muitas empresas oferecem passeios no raiar do dia com piquenique no final. Se ela não achar isso romântico, arrume outra.
-Um dia na praia (se você não mora numa cidade praiana): só um dia de caminhadas na areia, almoço num lugar legal e muita chance para se conhecer melhor.
-Uma exposição de arte: passa a idéia de que você não é apenas um rostinho bonito, mas que tem conteúdo, mesmo quando você, definitivamente, não tem um rostinho bonito.
-Sua casa: um jantar preparado por você, de verdade, pode impressionar a menina, servido obviamente com um bom vinho. Só não se esqueça de esconder sua coleção de revistas masculinas e tirar o telefone do gancho.

2 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Mais um excelente texto!!
Gostei da comparação feita pelo Jerry Seinfeld... agora: passeio de balão??!!?...

Unknown disse...

Texto muito bom. Mas não serve só para 1º encontro. Serve tb pra quem já é casado há um tempão e esqueceu-se de como era no início. Infelizmente estamos na era do fast-food e fralda descartável, e não apenas na área gastronômica ou pediátrica...
Mais uma vez voltamos a rever valores atuais e verificamos que algumas coisas do passado devem ser resgatadas.