segunda-feira, 23 de março de 2009

Associação inglesa proíbe jargão empresarial

Publicado no Terra em março de 2009
Link

Todos os dias é possível encontrar alguma coisa estranha vinda da Inglaterra, mas esta aqui é de tirar o chapéu e deveria ser aplicada em todos os países do mundo. O LGA - Local Government Association, uma associação fundada em 1997 para garantir os interesses dos governos locais na Inglaterra e País de Gales proibiu certas expressões "empresariais" nas repartições públicas inglesas.

A proposta é acabar com a bizarra mania das pessoas falarem muito sem dizer nada e tornar a comunicação mais efetiva, especialmente nesse momento de crise, em que a população quer e espera uma explicação clara do que está acontecendo para sair do buraco. Em novembro, a LGA já havia proibido jargões em latim como vice-versa, ad hoc e pro rata, mas a nova medida caiu como uma bomba, especialmente entre o pessoal de TI.

São 200 expressões proibidas, entre elas, benchmarketing, best practice, core value, funcionalidade, output, parceria, visão, sinergia, paradigma, terceiro setor, exclusão social, interface e pensar fora da caixa. A associação ainda mandou a lista de substitutos para cada bla-bla-bla banido.

Para quem trabalha ou já trabalhou em alguma grande empresa sabe que essa medida cai como uma luva para aquelas extensas e inúteis reuniões onde todo mundo quer aparecer mais do que o outro e solta uma série de baboseiras inteligíveis. Tanto que há alguns anos circula na internet o Business Bullshitt Bingo (bingo das besteiras empresarias): durante as reuniões, você vai marcando na cartela as expressões à medida que são faladas por outras pessoas, como o bingo de números. Quem completar a cartela primeiro, ganha.

A presidente do LGA, Margaret Eaton afirma que as pessoas devem se comunicar claramente e explicar as coisas de uma maneira que todos entendam. Segundo ela, Churchill e Eistein assim o faziam e tiveram muito sucesso em suas empreitadas. São role models cujos best practices devem ser otimizados. Entendeu?

3 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Entendi!! Realmente é complicado, pois estamos entrando na dualidade com firmeza e flexibilidade, tão querida e característica das relações humanas. Elas mesmas pautadas pela multiplicidade do físico, emocional, racional e irracional, o que encerra em si a putativa esquizofrenia projetada de uma personalidade dirigida pela sociedade para fazer face às inúmeras solicitações de um capitalismo aglutinante que serve de capa indelével à pseudo-sociedade solidária que pretendemos ter, onde o estado-providência é uma miragem pseudo-táctil de um bando de alienados de mente invertebrada, que usam de vários termos para não dizer absolutamente nada!!!

Lou disse...

Hahahahahaha Dá-lhe Tadeu!!!

Lou disse...

Nã-nã-não! Roubei a frase sim, mas foi do livro do Charles Chaplin que eu ´to lendo! Não tinha lido seu post inteiro pq o povo do trabalho me chamou pra reunião - esse trabalho só atrapalha a minha vida! hahaha

Aliás, só agora vi seu post "filmes para assistir comendo chocolate" e vim comentar que agora sou proprietária de uma Wonka Bar!!! Hahahaha to feliz da vida com meu golden ticket! Beijos marido sumido