domingo, 1 de março de 2009

Mobilidade total inspira novos modelos de laptop

Publicado no Terra em março de 2009
Link

Primeiro tivemos os celulares e smartphones querendo ser computadores. Agora é a vez dos laptops serem celulares. A nova tendência do mercado são os notebooks de tamanho reduzido, também conhecidos como netbooks, ideais para serem levados a qualquer lugar. E duas novidades chegam ao Brasil ainda nesse primeiro trimestre do ano.

A LG está lançando o Netbook X-110, que pesa apenas 1,1 kg, vem com webcam integrada de 1.3 megapixel, microfone embutido, Windows XP Home, LCD de 10", HD de 160 GB, memória de 1 GB e aproximadamente 3,5 horas de autonomia de bateria.

Já a Dell traz o Inspiron Mini 9, um laptop pessoal leve (menos de 1 kg) com tela wide de 9", memória de 1GB e HD SED de 8 GB (mesmo espaço mas mais segura para portáteis, pois não se danificam com eventuais choques, quedas ou batidas no equipamento).

Nos dois modelos, a grande novidade mesmo é a tecnologia de modem 3G interno, ou seja, o usuário coloca seu chip em um slot próprio localizado no compartimento de bateria. Com isso, é só abrir o computador e navegar. O Mini sairá desbloqueado para qualquer operadora, enquanto o X-110 será lançado inicialmente com acesso exclusivo pela Claro.

Obviamente, nenhum desses notebooks substitui um laptop ou desktop de maior porte, mas é uma ótima pedida para ser um segundo computador, especialmente para quem tem que se deslocar muito em viagens ou fazer trabalho externo, além de serem ideais para os jovens blogueiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha mulher gostaria de um netbook destes, apenas para escrever doc's, montar ppt's ou fazer xls's simples, navegar na internet espreguiçando-se no sofá, sem ter de levar 3 kg de um notebook. Pra mim não serve, trabalho e mexo com coisas bem mais pesadas, mas acho que pra ela e p/ talvez a grande maioria (que acredito que utiliza computador p/ isso, coisas 'simples') seja muito bom, recursos razoáveis p/ programas leves (não precisa ser top dos top), e ao mesmo tempo máximo de portabilidade e conforto. O problema maior aí que eu vejo é a ganância dos fabricantes de netbook, que colocam máquinas mais simples, mas preço não tão proporcional assim. Deviam ser (bem) mais baratos, né?