sexta-feira, 19 de agosto de 2011

John Cazale, o melhor coadjuvante de todos os tempos

Publicado no site da revista Alfa em agosto de 2011
Link 

Se não tivesse morrido de cancer em 12 de março de 1978, John Cazale teria completado 75 anos hoje. Cazale é um desses fenômenos na história de alguma arte que acontece muito raramente, mas deixa marcas. Isso porque o cara só trabalhou em cinco filmes em toda a sua carreira, todos como coadjuvantes  e todos  esses filmes não só concorreram ao Oscar de Melhor Filme, como se tornaram clássicos e indispensáveis. E, somando a tudo isso, está o fato de que esse ator, natural de Boston, está excelente em todos eles.
Cazale começou no teatro no começo de seus 20 anos e fez uma grande amizade com outro estreante, Al Paci. Os dois trabalharam juntos em algumas peças e ganharam prêmios Obie , dados aos melhores do circuito Off-Broadway. John também chegou a dividir os palcos com Robert De Niro e Meryl Streep (com que namorou até sua morte).
A chance nos cinemas veio com O Poderoso Chefão no marcante papel de Fredo, o mais fraco dos irmãos Corleone. Copolla se impressionou tanto com o trabalho que o chamou para seu próximo filme, o ótimo A Conversação ao lado de Gene Hackman e aumentou  a participação de seu personagem em O Poderoso Chefão 2 – aquele onde Fredo decepciona MUITO seu irmão Michael.

Em 1975, Pacino e Cazale estrelam o melhor filme de assalto de todos os tempos, Um Dia de Cão. O clássico é baseado em fatos reais ocorridos em NY e o diretor Sidney Lumet estava receoso de colocar Cazale, já que o ator em nada parecia com o verdadeiro Sal (que tinha apenas 18 anos de idade quando do crime). Suas dúvidas se dissiparam no teste e sua interpretação foi tão forte que um jornalista da Assciate Press chegou a escrever que “Cazale quebrou corações na tela com representações de homens voláteis, vulneráveis e vacilantes, especialmente o parceiro de Pacino no trágico assalto a banco de Um Dia de Cão“.
Seu último filme o icônico (e hoje sabido irreal) O Fraco Atirador. Ele já estava em fase terminal de câncer ósseo e o diretor Michael Cimino mudou a ordem das filmagens para que ele e sua noiva, Meryl Streep, pudessem acabar suas participações antes. O ator virou um símbolo do homem sensível que tem um grande amor por aquilo que faz. E em 2009 tornou-se o tema de um documentário, I Knew it Was You.

Nenhum comentário: