segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Santos aniversários, Adam West faz 83 anos

Publicado no site da revista Alfa em setembro de 2011
Link 

Vou abrir uma exceção aqui no blog sobre cinema para falar de um cara que viu a glória e a desgraça de se tornar um ícone da TV. Adam West, o bom e eterno Batman gordo completa 83 anos de idade hoje, 19 de setembro. O homem que se tornou um dos maiores nomes da cultura pop do século 20, nunca conseguiu escapar da imagem do Homem-m0rcego e do mesmo jeito que viu seu nome ir para os píncaros da fama, enfrentou um ostracismo terrível em sua carreira.
West era um ator de pequenos papéis no cinema e chamou a atenção dos produtores e criadores do seriado do Batman depois de estrelar uma série de comerciais do achocolatado Quik da Nestlé, fazendo o Captain Q, um espião à la James Bond.

A série estreou em 12 de janeiro de 1966 e logo se tornou um hit televisivo. Em pouco tempo, atores e celebridades brigavam pela oportunidade de ser vilão ou convidado especial de algum episódio porque isso dava status e, para muitos como Van Johnson e Vincent Price, significou uma retomada em suas carreiras, então estacionadas.

O sucesso e a avalanche de entrevistas, fotos e produtos com seu rosto tornou Adam West um superstar, mas acabou com seu segundo casamento com a havaiana Ngahra Frisbie já que a moça não aguentava o assédio que rolava em cima do marido. O engraçado é que, em um programa especial para canal E, West declarou que imagem de bom moço vinda do personagem causava desconforto nas mulheres. Contou, em meio a muitas risadas, que uma vez chegou a ir a uma festa “quente” no fim dos anos 60 com Frank Gorshin (o Charada da série) e lá pelas tantas a coisa descanbou em uma orgia. Mas nenhuma mulher queria ficar com ele, afirmando que não se sentiriam bem transando com o Batman.

Quando o seriado foi cancelado em 1966, depois de três temporadas e um filme para o cinema, West se viu sem convites para atuar porque sua imagem estava totalmente atrelada ao do personagem dos quadrinhos. Em 1970, Cubby Broccoli, produtor dos filmes de 007, chegou a oferecer a West a chance de ser James Bond depois que Connery se despediu de vez do agente secreto com Os Diamantes são Eternos. Adam fez a bobagem de recusar pois acreditava que Bond só deveria ser interpretado por ingleses (isso porque não lembrou que George Lazenby de A Serviço de Sua Majestade era australiano).

Por anos , ele apareceu em produções duvidosas e de baixo orçamento e em alguns seriados de TV. Voltou ao Batman como dublador do personagem nas animações dos anos 1970, inclusive no icônico Superamigos. Depois, o desenho animado de Batman da década de 1990 prestou-lhe uma homenagem quando o colocou como dublador do Fantasma Cinzento, um personagem de uma série que inspirava Bruce Wayne quando criança e cujo ator caiu no ostracismo depois que o seriado foi cancelado. Em 2003, ele e Burt Ward, o Robin, participaram de um filme chamado Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt junto com alguns atores da série original.

Mesmo com muitas homenagens e aparições especiais, West nunca mais viu o sucesso de novo. Hoje, ele até está mais conhecido por dublar o prefeito Adam West do desenho politicamente incorreto (e genial), Family Guy. De qualquer maneira, para muitas gerações ele será eternamente o cara que fez com o PLOC! BANG! WHAMM! não só fizessem sentido, como fosse algo muito transado!

Nenhum comentário: