quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Parabéns, Woody Allen!

Publicado no site da revista Alfa em dezembro de 2010
Link

Woody Allen completa 75 anos hoje e temos que tirar o chapéu para ele. Ele é o homem que mais entende da alma feminina. Duvida? Ele conseguiu retratar os anseios da mulher de cinquenta anos com perfeição em A Outra de 1988 e vinte anos depois realizou o filme mais feminino já produzido, Vicky Cristina Barcelona, e ainda mostrou que toda mulher tem um pouco de Vicky, um pouco de Cristina e  um pouco de Maria Elena, sempre em diferentes proporções. Sem contar que ele escolhe a dedo a beldade que vai colocar em seus filmes. Foi assim com Mariel Hemingway em Manhattan, a charmosíssma Diane Keaton em muitas de suas obras, Barbara Hershey em Hannah e suas Irmãs e recentemente Mira Sorvino (Poderosa Afrodite), Charlize Theron (O Escorpião de Jade), Scarlet Johansson (Match Point, entre outros) e Evan Rachel Wood (Tudo Pode Dar Certo).


Aos moldes de seu ídolo, Groucho Marx, Allen consegue dar tiradas ótimas e cínicas e com seu humor, aproveita para zombar do mundo em que vivemos, dos tipos ridículos que muitas vezes temos que aguentar e, obviamente, de nós mesmos. Nesse processo, não perdoa as manias dos judeus norteamericanos, o viver em Nova York, o mundo do cinema e das celebridades, as manias das mulheres, a meia-idade, entre tantos outros assuntos. Até mesmo seu estilo de fazer piada já passou por várias etapas, como o gênero mais escrachado de Bananas e O Assaltante Trapalhão, a fase mais “neurótica” com Annie Hall, as reminicências de infância com A Era do Rádio e a crítica social com Match Point e Tudo Pode Dar Certo.
Em homenagem a 3/4 de século bem aproveitados, entre genialidade e escândalo, aqui vão 25 frases do genial cineasta:
  1. 80% do sucesso depende de você aparecer.
  2. Como posso acreditar em Deus se na semana passada minha língua se prendeu ao rolo de uma máquina de escrever elétrica?
  3. Eu não quero conseguir a imortalidade pelo meu trabalho e sim por não morrer.
  4. Eu não tenho medo da morte. Só não quero estar lá quando ela chegar.
  5. Eu fico impressionado pelas pessoas quererem conhecer o universo quando você mal consegue se achar em Chinatown.
  6. Basicamente minha ex-mulher era imatura. Toda vez que eu estava na banheira, ela vinha e afundava meus barquinhos.
  7. Eu acredito que exista algo lá fora nos observando. Infelizmente é o governo!
  8. Eu não acho que meus pais gostavam de mim. Eles puseram um ursinho de verdade no meu berço.
  9. Sua falta de educação é mais do que compensada por uma desenvolvida falência moral.
  10. Se você não está falhando de vez em quando, é um sinal de que você não está fazendo nada de muito inovador.
  11. Estou muito orgulhoso do meu relógio de bolso de ouro. Meu avô, em seu leito de morte, me vendeu este relógio.
  12. Na minha casa, eu sou o chefe. Minha mulher só toma as decisões.
  13. Parece que o mundo foi dividido em pessoas boas e más. As boas dormem melhor, enquanto os maus parecem aproveitar muito mais os momentos despertos.
  14. Sexo sem amor é uma experiência de sentido, mas na medida em que sentido vai, a experiências pode ser muito boa.
  15. Há coisas piores na vida que a morte. Você já passou uma noite com um vendedor de seguros?
  16. E se tudo é uma ilusão e nada existe? Nesse caso, eu definitivamente paguei demais pelo meu tapete.
  17. Por que o homem mata? Ele mata por comida. E não apenas por alimentos: freqüentemente, deve haver uma bebida.
  18. Sexo é sujo? Somente se for bem feito.
  19. Não fale mal de masturbação. É sexo com alguém que eu amo.
  20. Minha vida amorosa é terrível. A última vez que estive dentro de uma mulher foi quando visitei a Estátua da Liberdade.
  21. Eu sou um amante tão bom, porque pratico muito comigo mesmo.
  22. O principal problema da morte é o medo que pode não haver vida após a morte – um pensamento deprimente, sobretudo para aqueles que se preocuparam em fazer a barba.  No lado positivo, a morte é uma das poucas coisas que pode ser feito facilmente, somente se deitando.
  23. Um cara bateu no meu pára-choque no outro dia, e eu lhe disse: “Sede fecundo e multiplicai”. Mas não exatamente com essas palavras.
  24. Meu cérebro é meu segundo órgão favorito.
  25. Por que arruinar uma boa história com a verdade?

Nenhum comentário: