quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os 50 anos de “Sete Homens e um Destino”

Publicado no site da Revista Alfa em novembro de 2010
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Hoje deveria ser feriado nacional, mas somente homens teriam o direito de comemorar. Em 24 de novembro de 1960, estreava em terras brasileiras o mais masculino de todos os filmes, Sete Homens e Um Destino de John Sturges, baseado na obra de Akira Kurusawa, Os Sete Samurais. Foi um divisor de águas no gênero faroeste, já enfraquecido com o advento da televisão e decretou o fim do pistoleiro romântico, abrindo caminho para o western spaghetti de Sergio Leone , com seus personagens de moral duvidosa ou o oeste mais selvagem de Sam Peckinpah. Foi também o filme que transformou Steve McQueen num astro do cinema, que colocou Charles Bronson na mira dos bons diretores e marcou a primeira aparição de James Coburn nas telonas. Gerou três continuações ruins e, 20 anos depois, uma série de TV.

O engraçado é que o filme é tão marcante que todo mundo quer ser o “pai da criança”, mas a história mais conhecida é que Yull Brynner, na época em ator conhecidíssimo pela sua atuação em clássicos como O Rei e Eu e Os 10 Mandamentos, havia assistido a obra japonesa, sobre uma vila atacada por bandidos, que contrata sete ronins para defendê-la e saiu com a total certeza que aquele era o melhor faroeste que ele já havia visto, só que passado no Japão e falado em japonês. Chegando em casa, correu atrás dos direitos da história, que acabou sendo adquirida por US$ 250 pelo produtor Lou Morheim. Na época a idéia era que Anthony Quinn ficasse com o papel principal e Brinner dirigisse. O roteiro, que estava sendo escrito por Walter Bernstein que colocava o bando salvador como parceiros da Guerra da Secessão, com um tipo mais velho, mais na linha de Spencer Tracy, liderando e a ação se passando em um vilarejo mexicano. A produção, porém, acabou indo para a então independente Mirish Corporation, que colocou Sturges na direção e encomendou um novo script a Walter Newman. Este baixou a idade do pessoal e fez com que fossem desconhecidos que se uniam por uma causa comum, cada um representando um tipo: o líder, o cool, o tolo, o ganancioso, o problemático, o silencioso e o herói das crianças.

O casting começou com Brynner como o líder e, como o ator podia dar pitaco nas contratações, escolheu o jovem Steve McQueen para seu parceiro em cena. O idéia depois se mostraria um erro. McQueen trabalhava na época no seriado de TV Wanted: Dead or Alive e para conseguir liberação para fazer o filme, simulou um acidente de carro e conseguiu uma dispensa. O alemão Horst Buscholz foi o segundo contratado, seguido por Robert Vaughn, que já havia trabalhado com o diretor, Brad Dexter e Charles Bronson. Para vilão, Sturges chamou um ator vindo do Actors Studio, muito famoso na Broadway, Eli Wallach. Este também havia visto o filme oriental e estava louco para participar, mas achou seu papel pequeno. Depois, considerou que nos 35 minutos em que ficaria sem aparecer na tela, ele seria o assunto, principal, por isso aceitou participar. Por último, veio James Coburn, amigo de infância de Vaughan, que ficou justamente com o papel que ele mais queria. O ator havia assistido Os Sete Samurais 12 vezes em 12 dias e relembrou anos depois que a oportunidade de estar no faroeste foi como se Natal, aniversário e dia dos namorados tivessem caído no mesmo dia.

As filmagens não transcorreram às mil maravilhas. Para começar, o filme seria rodado no México e o pessoal de lá estava revoltadíssimo com a maneira com que o país havia sido retratado em Vera Cruz com Gary Cooper e Burt Lancaster, por isso colocaram censores nas locações. Duas grandes mudanças foram feitas por causa disso. Para começar, os lavradores da vila mexicana não poderiam nunca aparecer com roupas sujas, por isso, todos vestiam improváveis trajes impecavelmente brancos. A segunda acabou gerando um momento brilhante na história, já que foi exigido que os mexicanos não cruzariam a fronteira para contratar pistoleiros e sim, para comprar armas. E é nessa transação que Yull Brynner resume a reduzida condição moral do pistoleiro: contratar homens era mais barato que comprar armamento.

Além disso, havia um clima pesado de competição no set, com todo mundo querendo tirar a coroa de Yull Brynner. Segundo Robert Vaughn, os outros atores encrencavam porque achavam que o cavalo de Brynner era melhor, que sua arma era maior e assim por diante. Quem mais deu dor de cabeça ao líder do grupo, porém, foi McQueen. Revoltado porque seu papel era secundário e porque o galã do filme era o alemão Buscholz, Steve exagerava nos trejeitos de seu personagem, mexendo muito os braços, balançando tudo o que tinha à mão (de chapéus a armas) e tentando chamar a atenção o máximo possível. Quando Brynner se enfezou com isso, fez uma ameaça pura e simples: ou Steve parava ou ele apareceria sem chapéu em todas as cenas em que estavam juntos. Sem um fio de cabelo na cabeça, Yull, seguramente, iria eclipsar qualquer um que estivesse ao seu lado. McQueen prontamente obedeceu, mas a relação entre os dois foi péssima durante todo o mês de gravação.

Enquanto os “mocinhos” do filme brigavam, o bandido se dava bem. Os 35 mexicanos contratados para o grupo do terrível bandoleiro Calvera tratavam Eli Wallach como um legítimo líder. Todas as manhãs, eles saiam para cavalgar por uma hora pelas planícies mexicanas e ensinavam o ator a como controlar o cavalo corretamente. O bicho, aliás, não podia ser entregue diretamente a Eli. Um dos homens do bando recebia o equino, conferia se estava tudo OK e depois passava ao seu “jefe”. O mesmo acontecia com as armas. Para um ator acostumado com o método de Lee Strassberg, que reza que você deve viver o papel a ser interpretado, aquilo era um sonho, mas ele afirmou depois que na época parecia bastante assustador.

Uma vez acabada a filmagem, Sturges chamou um jovem Elmer Berstein para cuidar da música, depois que seu compositor preferido, Dimitri Tiomkin caiu fora e acabou com um dos temas de filme mais conhecidos do público no mundo todo. Wallach chegou a dizer ao maestro que se a música tivesse tocado enquanto era filmado, ele teria conseguido cavalgar melhor, tamanha a inspiração. E quando eu digo que o filme é pura testosterona, sua trilha não fica atrás e serviu de fundo para chamar os homens para a terra de Marlboro na propaganda do cigarro.

Sete Homens e um Destino foi um fracasso em seu lançamento nos EUA em outubro de 1960, ficando poucos dias em cartaz. Os próprios atores não achavam que seria um grande sucesso devido aos problemas nas filmagens. Acontece que o filme estourou na Europa e acabou voltando aos cinemas americanos em 1961 e hoje ostenta o título de segundo filme mais reprisado nas TVs da terra de Tio Sam, só perdendo para A Felicidade Não Se Compra.

Meio século depois, a obra não perdeu sua força, sendo ainda atual e extremamente divertida. Conseguiu um status próprio, totalmente desatrelada do filme de Kurosawa e é, até hoje, copiada por muitos diretores . Sua história, focando na moralidade do caubói, na decisão em se fazer o bem ou se entregar ao mal, na luta por aquilo que queremos e nas oportunidades que a vida dá para uma revisão de valores certamente nunca envelhecerá.

E por fim, uma curiosidade: em 1973, Brynner apareceu no filme de ficção científica Westworld -- Onde Ninguém Tem Alma, que mostrava um parque de diversões para adultos onde as pessoas podiam optar pelo velho oeste, os tempos medievais ou o império romano e interagiam com robôs. O ator fazia justamente um andróide baseado no seu Chris Adams de Sete Homens e Um Destino.

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