segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O homem que transformou Bond em música

Publicado no site da revista Alfa em janeiro de 2011
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Morreu, aos 77 anos, John Barry. Ok, você diz, e o que ele tem a ver com a minha vida? Bom, John Barry foi o homem que musicou onze filmes de 007 e faz parte de uma antiga lenda de que seria o co-autor do tema do agente secreto. Na verdade, o tema de Bond é creditado a Monty Norman, que recebe os royalties desde 1962 com Dr. No e a história é mesmo complicada. Norman compôs o tema, mas os produtores, Saltzman e Broccoli detestaram o arranjo e passaram-no para Barry. Só que não há como mostrar o que Barry adicionou ao tema ou o que fez para completar o arranjo e assim o maestro morreu sem ter o crédito na música.
Devido ao caso, ele tentou desenvolver outro tema para o espião, chamado 007, mas não pegou (embora tenha sido usado em quatro filmes). Sendo ou não o pai da criança, o que importa é que Moscou contra 007, Goldfinger (que tem a fantástica música-tema cantada por Dame Shirley bassey), Chantagem Atômica, Só se Vive Duas Vezes, A Serviço de Sua Majestade, Os Diamantes são Eternos, O Homem da Pistola de Ouro, Foguete da Morte, Octopussy, Na Mira dos Assassinos e Marcado para Morrer tiveram a marca de John Barry: metais estridentes e muito jazz, ao mesmo tempo com um clima sensual e charmoso. Era uma combinação tão especial que, em 1965, o grande Count Basie regravou os temas de 007 no disco Basie Meets Bond , dando ainda mais tempero ao que John Barry compôs. Nos seus últimos trabalhos por trás das trilhas de Bond, Barry flertou com a pop music da época, trabalhando primeiramente com Duran Duran em A View to a Kill (primeiro lugar entre os singles mais vendidos nos EUA na época) e com o A-Ha em The Living Daylights.
Só que Barry não era só Bond. Trabalhou em 90 trilhas sonoras, concorreu sete vezes ao Oscar e ganhou cinco (melhor canção e melhor trilha por A História de Elza), melhor trilha por O Leão no Inverno (com um tema brilhante, depois usado por um programa de TV brasileiro), Entre Dois Amores e Dança com Lobos (que também lhe deu o Grammy). Compôs também a triste trilha de Perdidos na Noite, Ghost, Em Algum Lugar do Passado e o tema de Persuaders, série com Tony Curtis e Roger Moore. Estranhamento, mesmo como um dos compositores ingleses mais famosos do mundo, nunca ganhou o título de Cavaleiro do Império Britânico.
Em 1997, o jovem David Arnold concluiu um trabalho de dois anos de pesquisa em cima dos temas de Barry para James Bond e lançou o álbúm Shaken and Stirred: The David Arnold James Bond Project, com regravações atuais de músicas dos filmes. O trabalho impressionou tanto Barry que ele ligou para a produtora Barbara Broccoli e recomendou o novo compositor. Arnold é responsável pela trilha de 007 desde O Amanhã Nunca Morre.  O que mostra que, na verdade, mesmo com Barry longe, seu legado nunca mais deixará os filmes do agente secreto mais famoso do mundo.

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