sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Robert Downey Jr é lenha pura!

Publicado no site da revista Alfa em novembro de 2010
Link

A Paramount está lançando uma caixa com os dois bons filmes do Homem de Ferro em blue ray, acompanhados da inevitável enxurrada de extras. Tem ficha dos personagens, cenas de bastidores, explicação de efeitos especiais, entre outras muitas coisas legais, mas um desses vídeos especiais chama muito a atenção e é de longe, o mais divertido de todos: os testes de câmera de Robert Downey Jr. para o primeiro filme da saga. E é só a ver a naturalidade e o cinismo do astro, improvisando Tony Stark para gáudio e prazer da equipe técnica, para se atestar que ele é um dos melhores atores de sua geração. Mesmo quando seus parceiros de telas tentam provocá-lo falando besteira, o cara não perde o rebolado e acaba fazendo com que os outros se dobrem de rir.

É engraçado notar que, ao contrário de Charlie Sheen – que fez sua fama dentro e fora das telas graças à bebida, sexo e drogas – Downey quase viu sua carreira ir para o ralo graças aos seus vícios. Quem o assistiu em Abaixo de Zero de 1987, mal imaginando que o filme se tornaria uma espécie de autobiografia prévia, já sabia que o rapaz arrebentava na arte da interpretação. Sua atuação em Chaplin é de tirar o chapéu-côco e seguramente o comediante teria aplaudido o rapaz em pé. Seu timing para comédia, como em Beijos e Tiros é soberbo. Acontece que suas sucessivas prisões por embriaguez e porte de drogas acabaram ofuscarando seu talento e fazendo com que o seguro em cima de sua pessoa ficasse tão alto para as companhias de cinema pagarem que ele acabou sendo dispensado até mesmo por Woody Allen, que o queria em um dos papéis principais de Melinda e Melinda (em Air America, por exemplo, Mel Gibson bancou a taxa de seu próprio bolso para poder ter o rapaz no filme).

Limpo desde 2004, Downey deu a volta por cima, ganhou o Globo de Ouro por Sherlock Holmes, concorreu ao Oscar por Trovão Tropical (era a única coisa boa no filme, aliás) e agora reaparece nas telas nacionais com a comédia Um Parto de Viagem. No ano que vem volta a vestir o manto do personagem de Conan Doyle, tendo, mais uma vez, Jude Law como Dr. Watson, o excelente comediante inglês Stephen Fry como Mycroft Holmes (o irmão do herói) e Jared Harris, filho de Richard Harris e o Lane Pryce de Mad Men, como o maior adversário do detetive, o famigerado Professor Moriarty.

Nenhum comentário: