sábado, 19 de setembro de 2009

Universidade americana cria aula de ginástica baseada em Wii

Publicado no Terra em setembro de 2009
Link

O Nintendo Wii é uma das plataformas mais bem-sucedidas da história do video-game e mudou a maneira de se interagir com os jogos, já que seu controle permite que os movimentos dos braços do jogador sejam captados pelo console, ou seja, você realmente se mexe quando está jogando.

Agora os estudantes da Universidade de Houston no Texas viram surgir no seu currículo a classe PEB-4197, ou Classe de Performance por Wii onde uma quadra de racquetball foi convertida em uma espécie de fliperama com dez estações com o video-game. Os alunos que fizerem exercícios por esta "matéria", de 20 a 30 minutos, duas vezes por semana, ganha um crédito de uma hora. A ênfase da Universidade porém, não é no Wii Sports, joguinho que congrega tênis, boliche, golfe, entre outros e sim no Wii Fit com foco em Ioga e Pilates. Os alunos que optarem por essa matéria, também participarão de palestras sobre nutrição, saúde e boa alimentação.

Segundo o responsável pelo Departamento de Saúde e Performance Humana da instituição de ensino, a ideia é combater a obesidade crescente nos meios estudantis americanos atualmente e ainda atrair aqueles que se sentem envergonhados em participar de uma aula de Ioga coletiva. "Se eles tiverem uma experiência positiva com o console, quem sabe não participarão de uma aula presencial no semestre que vem?", diz o professor. Além disso, os educadores colocaram que o video-game tem a vantagem de registrar a performance do aluno e mostrar a evolução da atividade.

3 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Já joguei o WII e realmente cansa, mas dentro de casa é estranho... Ainda prefiro os exercícios e jogos reais.
Quanto a Ioga e Pilates, deve ser mais estranho ainda!?!

johnny disse...

Toda tentativa de fazer a pessoa exercitar-se acho válido, porém fazer exercícios em casa, seja por wii ou equipamentos próprios, acaba por fazer a pessoa segregar-se socialmente, principalmente nesses esportes coletivos. Creio que serve para casos específicos, seguindo o ditado 'melhor que nada', se bem que, tal ditado serve de desculpa e comodidade, para deixar de procurar algo melhor. No caso das justificativas apresentadas no último parágrafo, não seria melhor cuidar da cabeça desses jovens primeiro? Tratar da causa e não cuidar apenas dos sintomas...

MOSKNASOPA disse...

.
NAUM VEJO A HORA DO DIA ACABAR.

TO CANSADO DE LER, PENSAR E ESCREVER. . .