sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Homens bonzinhos ganham menos, diz pesquisa

Publicado no Terra em setembro de 2009
Link

Em O Inimigo Interior, um dos melhores episódios da série clássica de Jornada nas Estrelas, o Capitão Kirk é dividido em duas personalidades distintas, o lado totalmente agressivo e a porção afável. O resultado é que não conseguia tomar decisão nenhuma, porque o primeiro estourava e se desesperava com qualquer coisa, enquanto o segundo queria agradar todo mundo, o que faz com que Spock conclua que um bom líder é aquele que consegue balancear as duas coisas, dependendo da situação.

Agora uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Universidade de Essex na Inglaterra, mostrou que, dentro do escritório, as duas atitudes extremas são mal recompensadas. Analisando a postura de 3.000 homens ingleses entre 24 e 64 anos no ambiente profissional e dividindo-os em cinco tipos distintos de personalidade dependendo da abertura a novas experiências, escrúpulo, nível de extroversão, agradabilidade e nervosismo, os doutores Cheti Nicoletti e Alita Nandi mostraram que aqueles muito bonzinhos ganham até 1.500 libras a menos por ano que suas contrapartes mais agressivas.

Por outro lado, pessoas extremamente nervosas também sofrem com salários menores, enquanto os extrovertidos e abertos a novas experiências conseguem ter remunerações 9% acima da média. Essas diferenças existem mesmo isolando-se fatores como educação formal, experiência profissional, desemprego em algum momento da carreira etc.

Dr Nandi afirmou que apesar da agradabilidade ser penalizada nas empresas, obviamente que faz a pessoa ser mais socialmente aceita, aumenta seu network e finalmente leva a uma melhor saúde mental e bem-estar.

3 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

A pesquisa foi feita em um país aparentemente mais sério que o nosso... Será que lá os bonzinhos também agradam mais as mulheres?!... É, tudo tem o seu preço!

MOSKNASOPA disse...

DEIXA VER SE EH ISSO:

-TENHO QUE SER MAIS AGRESSIVO (ENDENTO ISSO COMO UM BELO E GRANDE FDP) COM MEUS COLEGAS DE TRABALHO E COM MEUS SUBORDINADOS PARA ME DAR BEM NO FINAL DO MES_?

-AO MESMO TEMPO (CONFORME UM TEXTO SEU ANTERIOR), TENHO QUE SER BONZINHO EM CASA, LAVANDO, PASSANDO, COZINHANDO E ETC PARA ME DAR BEM NO MATRIMONIO_?

QUE CARACA QUE O KIRK E O SPOCK TEM HAVER COM ISSO SE O BONZINHO FICA EM CASA ENQUANTO O SACANA VAI TRABALHAR_?

E CADE A MOÇADA QUE ESCREVIA AQUI_?

johnny disse...

Pois é, tb fiquei um pouco confuso a princípio. Pelo jeito, não dá pra ser só de um jeito ou só de outro. O problema é ser os 2 ao mesmo tempo e dosar os dois lados na hora e no lugar certo. Em suma: saber como fazer, ou ficar na moita. Como não sou do estilo agressivo, minha melhor aplicação é na poupança, porém tb diversifico as aplicações...