segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tecidos nas paredes e ar inglês ou novaiorquino são tendências para quartos masculinos

Publicado no Terra em setembro de 2009
Link

Quando a arquiteta e especialista em interiores, Camila Rosa, teve a missão de decorar um quarto masculino para o showroom de uma loja, entrevistou todos os amigos e parentes homens que conhecia e aplicou duas perguntas básicas: se pudesse escolher uma cidade no mundo para morar, qual seria e o que deve constar no quarto de seus sonhos. Para a primeira indagação as campeãs foram Londres e Nova York. Já para a segunda, ter uma cama grande, luzes aconchegantes, um home office e uma área para entretenimento (entenda-se TV LCD na parede, DVD e Home theater) foram quase uma unanimidade.

Para conseguir montar o ambiente, Camila usou a mais nova moda em decoração de ambientes: aplicar tecidos nas paredes. Pode parecer estranho em uma primeiro momento, mas depois das tintas com cores fortes, texturas e do papel de parede, esta é a mais nova tendência na área. Seda, linho, couro, veludo, entre outros tipos de fazenda, acabam dando um resultado diferente e aconchegante no recinto. "As pessoas têm uma intimidade com roupa, então ver um tecido aplicado na parede de sua casa passa uma imediata sensação de conforto", diz Caio Gallupo da Nobre Decór, loja especializada justamente em tecidos para decoração. Até mesmo na última edição da Casa Cor em São Paulo foi possível ver a técnica em alguns ambientes de grandes nomes desta área, como Sig Bergamin.

Homens querem um ambiente que transmita virilidade e obviamente querem impressionar possíveis moçoilas que possam aparecer por lá. Com essa idéia em mente e ainda partindo do pressuposto que todo homem quer ser um inglês, Camila desenvolveu um projeto onde estampas em xadrez combinam com paredes em couro old black (que dá uma ar mais "gasto"), enquanto quebrou o tradicionalismo vitoriano britânico com um home office mais moderno.

A harmonização entre cortina, colcha e o próprio revestimento do quarto cria uma unidade na decoração sem parecer tudo muito repetitivo e o uso de preto e bege mostrou ser a preferência do público masculino, embora ela também afirme que azul com mostarda, cinza com vinho e verde musgo com bege são ótimas opções para quem quer criar um ambiente voltado para homens. Outro grande barato são as luzes indiretas que criam um ar mais sensual para a coisa.

Já para quem prefere um estilo novaiorquino, o ambiente deve ficar mais clean e mais claro, com as cores sendo jogadas em peças de decoração como almofadas e outros detalhes, explica a arquiteta. Em tempo, toalha molhada em cima da cama, poster de time de futebol ou de mulher nua, não combinam com o estilo acima, ok?

Serviço
Camila Rosa Arquitetura e interiores
Tel. 11 8255-9915

Nobre Decór
Alameda dos Arapanés, 766 - Moema - São Paulo/SP
Tel 11 5051-6219

3 comentários:

MOSKNASOPA disse...

.

SEDA_? LINHO_? COURO_? VELUDO_? ESTAMPAS XADREZ_? COURO BLACK_? HARMONIZAÇAO ENTRE CORTINA E COLCHA_?

AINDA BEM QUE ESTOU FORA DAS 'TENDENCIAS', POIS PARA MIM FICOU PARECENDO MAIS EH QUARTO DE HOTEL DE BAITOLA.

Marcelo Tadeu disse...

São Paulo, cama grande, luzes aconchegantes, um home office e uma área para entretenimento (ponto)

O resto fica para os amigos da Camila Rosa.

johnny disse...

Bem, não vi a última Casa Cor. Na verdade, nem a penúltima... Não vou julgar as tendências, mas creio pra mim que o ambiente forrado com tecido iria ficar meio 'pesado' demais, muito abafado e quente, principalmente nesse nosso verão brasileiro. Fico com a opinão da maioria na 1a parte do texto... ou, de forma compulsória, com a opinão da patroa, hehehe...