segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perfumista explica como não errar na escolha da fragrância

Publicado no Terra em setembro de 2009
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Até a revolução metrosexual de anos atrás, homens e perfumes viviam praticamente uma relação de amor e ódio. Para muitos machos assumidos bastava usar o desodorante de preferência que tudo estava bem. Para outros, nem isso era necessário, já que o Leite de Rosas cumpre essa função há décadas. Poucos, mais conscientes do poder sedutor de uma boa fragrância, investiam pesadamente em perfumes da moda e novos aromas. "Homens passaram globalmente a se relacionar com perfumes a partir dos anos 60, com a introdução do after-shave no mercado", disse Elisabeth Vidal, perfumista da Puig Beauty & Fashion Group, empresa espanhola famosa pela linha de perfumes Antonio Bandeiras e que passou por São Paulo nesta semana.

Iniciada em 1997 com o Diavolo, a linha com o nome do famoso ator latino ganha em outubro o Seduction in Black, uma reinterpretação do Blue Seduction, com fragrância mais ambarada, em um mix de frescor das notas cítricas com bergamota e cassis, corpo mais apimentado com coentro, noz-moscada e cardamomo, e ainda um fundo amadeirado com cedro, favas de cumarú, âmbar e musk.

Essa descrição parece complicada? Só que depois de uma apresentação de cada elemento individualmemte e sua combinação é que é possível entender que existe toda uma ciência por trás da produção de um bom perfume e uma atenção muito especial às três notas que uma fragrância produz. A nota de saída (ou de cabeça) é a primeira impressão que se tem da fragrância e geralmente se evapora em poucos minutos. Depois vem a nota de corpo (ou de coração), que é o verdadeiro cheiro do perfume, e dura de cinco a oito horas no usuário. Finalmente vem a nota de fundo que, graças às suas moléculas mais pesadas, é a última fragrância a sair, permanecendo na pele por até 24 horas. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de comprar um bom perfume. A perfumista falou ao Terra.

Terra - A senhora verifica hoje uma resistência dos homens a perfumes?
Elisabeth Vidal Hoje não. Homens se acostumaram a usar perfumes e estão mais ousados no que procuram em relação a fragrâncias. Você pega, por exemplo, o One Million da Paco Rabane que é bem forte, com notas mais animais (como âmbar, mel, e o musk) e é um sucesso de vendas.

O que é levado em conta para a criação de um perfume?
Perfumes realmente funcionam de acordo com as tendências da época. Nos anos 90, eram mais minimalistas e transparentes como um Acqua de Gio ou CK One. Agora nota-se que o consumidor quer algo mais sofisticado, onde a fragrância seja mais presente. Hoje, por exemplo, se valoriza o perfume mais amadeirado, não só para o público masculino, como também para o feminino. Costumamos combinar aromas de notas florais com madeira, no caso das mulheres, e asiáticos amadeirados para os homens, mas nunca nos esquecendo de adicionar o elemento refrescante como frutas cítricas. Você precisa deste contraste de frescor ou as pessoas não se sentem confortáveis com o perfume, já que fica muito forte. E essa tendência foi observada depois do CK One, ou seja, é preciso uma sensação de frescor, seja cítrico, oceânico ou qualquer outra opção.

Aliás, CK One foi um dos primeiros perfumes a ter a versão feminina e masculina. Essa tendência continua hoje?
É uma tendência do passado, hoje não mais. Mesmo porque, no final das contas, o CK One acabou sendo usado mais por mulheres do que por homens. Atualmente as mulheres querem algo mais feminino como, por exemplo, uma nota mais floral , mas não tão açucaradas.

A preferência por um tipo de perfume ou outro muda com a idade, ou seja, existe um perfume certo para um homem de 20 e outro para um de 60 anos de idade?
Perfumes estão intimamente ligados a tendências, sejam elas sociológicas ou de design. Se pessoas mais jovens gostam de usar camiseta e jeans é nossa função interpretar isso e traduzir essas coisas que eles amam em termos de fragrâncias. Por isso que acho que existe sim, perfumes para pessoas mais jovens com uma nota mais floral talvez, e que pessoas nos seus 40 ou 60 anos podem não entender o que esse aroma está transmitindo.

Então podemos dizer que existe também um perfume certo para uma entrevista de emprego, um primeiro encontro ou perfumes para o dia e para a noite?
Depende da pessoa, mas acredito que sim. Quando você escolhe que roupa usar, que tipo de calças, as cores da vestimenta, você quer comunicar uma imagem e o perfume precisa acompanhar isso, traduzir o que quer ¿vender¿ através de uma fragrância. Se você pega, por exemplo, o Seduction in Black de Antonio Bandeiras e consegue sentir e transmitir essa sedução, então saberei que nosso trabalho foi um sucesso.

Então o Black Sedution não é indicado para uma entrevista?
Depende de quem for lhe entrevistar (risos).

Para um homem comum, como escolher o perfume certo?
Não é fácil, mesmo porque no ponto de venda existem tantas fragrâncias e tantas embalagens que fica complicado. O melhor é consultar as vendedoras especializadas, dizer o que se quer, que tipo de perfume prefere (mais frescor, mais forte etc.). O mais importante porém é que seguramente vão lhe apresentar uma amostra e você precisa testar em sua pele. E espere, pelo menos, uma hora para ver qual é a nota de corpo daquele perfume antes de comprar. Seguindo isso, em um dia, é possível de testar duas a três fragrâncias diferentes. É um trabalho difícil procurar por um novo perfume, porque você tem que prestar atenção na performance dele em você.

No Brasil, algumas pessoas acabam adquirindo, por um motivo ou outro, o desodorante da linha ao invés do perfume. O resultado final é diferente?
Isso é interessante. Somente no Brasil, por exemplo, existe a Deo Colônia que possui uma baixa concentração de perfume. Nós podemos classificar a concentração de perfume no álcool em quatro categorias: a Deo Colônia ou Eau de Cologne com 3% a 4% de perfume, depois o Eau de Toilette com 5% a 10% de concentração de perfume, o Eau de Parfum com 15%, e finalmente o Extract, que acaba sendo bem mais forte com 24% de perfume. Essa concentração de perfume tem um impacto direto no preço e no duração da fragrância. Quanto mais perfume, mais caro, com maior duração. O desodorante seguramente vai ter uma eficiência menor.

O homem sai do banho onde usou o xampu com a fragrância X e o sabonete com o cheiro Y, passa o desodorante com aroma Z, a loção pós-barba W e finalmente o perfume. Não fica um mundo de cheiros diferentes em uma pessoa? Como combinar isso apropriadamente?
Não existe uma maneira correta para isso. O xampu e o sabonete, pelo menos, são levados pela água, mas o que recomendamos é que a pessoa procure ter, pelo menos, o desodorante, o after-shave e a colônia da mesma marca ou linha. Se você pode adquirir a extensão na linha do seu perfume, faça isso, que as chances de errar são menores.

Perfumes afrodisíacos funcionam?
Não. Dizem que possuem moléculas especiais desenvolvidas em laboratório, mas não acredito nisso. Existem fragrâncias mais ¿emocionais¿, como o musk para homens que dão uma sensação de sensualidade e conforto ao se usar na pele. Isso é o segredo do perfume. Envolve mais emoção que tecnologia. E lembre que existem obviamente diferenças entre gostos nas pessoas. E algumas vezes você pode até achar um cheiro maravilhoso, mas quando ele reage com o PH de sua pele, não fica tão bom.

Ao se comprar um perfume, vale a pena comprar um frasco grande?
Não muito, já que há a evaporação e existem vários fatores que provocam a oxidação da fragrância. Dependendo do perfume as moléculas são mais estáveis, mas em outros a temperatura ou a luz podem afetar a composição. O melhor a fazer é guardar o perfume na sua embalagem, sem incidência de luz.

Qual o maior erro que um homem pode fazer ao comprar um perfume?
Não testar em si. Você pode sentir o impacto da marca, do design da embalagem e até adquirir por essas razões, mas existe uma grande chance de você não se sentir confortável se não testar em sua pele. Lembre-se que a evaporação no corpo é muito mais rápida que no papel, porque existe calor e aí nas notas de saída, corpo e fundo ficarão muito mais evidentes.

3 comentários:

johnny disse...

É complicado mesmo. Nós, machos Jurássicos de Neandertal, não estamos acostumados com esses novos apetrechos sociais. O difícil vai ser encontrar, em tempo exequivel com nossa paciência, um perfume que agrade à(s) outra(s), na intenção consciente de agradá-las, e a nós mesmos. Depois disso, ter o conhecimento necessário de saber dosar o perfume para não exagerar em demasia a ponto de literalmente torcer narizes, e também, em contrapartida, para não passar despercebido. Sobre isso temos muito a aprender com as fêm..., digo, mulheres...

MOSKNASOPA disse...

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JOHNY WALKER, O SEGREDO ESTA EM GOSTARMOS DA FRAGANCIA. VAI POR MIM, MAS A PARTIR DAI, A MULHER QUE GOSTAR TEM TUDO PARA CHEGAR MAIS.

ELISABETH VIDAL, POR VOCE EU TIRAVA ATEH MEU BLECK CODE DA CAIXA_!

Marcelo Tadeu disse...

Testar no máximo duas a três fragâncias em um dia e "entender" o aroma!!?... Tenho que estudar melhor o assunto, pois é complicado mesmo!
Valeu pelas dicas!