sábado, 27 de junho de 2009

Site vende café orgânicos especiais, como do Watchmen

Publicado no Terra em junho de 2009
Link

Dizem as más línguas que, apesar de sermos o país do café, a nossa melhor produção é exportada (em 2008 foram 29,5 milhões de sacas com um faturamento de 4,7 bilhões de dólares), restando aqui um pó de segunda linha. Verdade ou não, nós brasileiros somos fanáticos pela bebida negra de origem etíope que chegou em terras tupiniquins lá pelos idos de 1727, clandestinamente, diga-se de passagem.

Um bom café, aliás, é preparado com água pura, filtrada e esquentada ao ponto de "chiar" e não fervida como a maioria faz. Aqui no Brasil os tipos de café mais conhecidos são o Arábica, de melhor qualidade e mais requintado, e o Robusta, que não possui tantos sabores variados mas seu teor de cafeína é bem mais alto.

Só que quem quer um café especial mesmo, tem que conhecer o OCC.com (Organic Coffee Cartel), site desenvolvido por um fotógrafo americano, Clay Enos, que após uma viagem à região cafeeira mexicana, resolveu criar uma entidade comprometida a oferecer café de altíssima qualidade, 100% orgânico e plantado e colhido com pelo menos 85% menos energia e impacto ambiental que as produções normais. Além disso, por ser uma ONG, todo o lucro da operação é destinado aos pequenos produtores.

As marcas comercializadas, que mudam de acordo com a estação, são um show à parte. Da Etiópia temos o Highly Salacious ("Altamente Indecente"), do México o Farmer´s Daughter ("Filha do Fazendeiro"), do Equador o Chateau Lojano e sua embalagem lembrando um rótulo de vinho, do Peru o Esposa Loca, da Nicarágua o Revolución e um dos destaques, 5 estrelas na opinião dos consumidores, é o brasileiríssimo Serpentes Allegres, produzido pela Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Perdizes, Minas Gerais. O nome incomum se dá por causa dos constantes ataques de serpentes que aconteciam na região. Hoje, o fato é raro mas inspirou o fazendeiro Ricardo de Aguiar Rezende a batizar seu café.

Uma das estrelas do site é o Nite Owl Dark Roast Coffee, o café oficial do filme Watchmen. Isso por que em um determinado momento da obra nos quadrinhos, pessoas são resgatadas de um prédio em chama e já em local seguro o herói, Nite Owl, oferece a bebida para tranqüilizá-los. Desenvolvido pela imaginária Veidt Enterprises (Adrian Veidt é outro personagem do filme), o café tem produção limitada de 10 mil unidades e é vendido a US$19,85 a lata. Infelizmente apenas nos EUA, já que está atrelado a um concurso.

5 comentários:

MOSKNASOPA disse...

TAH AI UM NEGOCIO EM QUE SOU VICIADO.

DEVO TOMAR MAIS DE 1L POR DIA E, COMO SOU BEM CHATO, SOH TOMO CAFE FRESCO.

VOU ABUSAR DE MINHA 'ASSISTANT' E COMEÇAR A PEDIR COM A AGUA AO PONTO DE CHIAR (ACHO QUE ELA VAI PEDIR DEMISSAO, MAS CAFE EH CAFE)

johnny disse...

Prefiro bebidas frias. Sei que muita gente vai torcer o nariz, com já aconteceu, mas prefiro o meu no leite, melhor ainda se for gelado, isto é, leite gelado com café. Mas tomo tb o café de forma normal aqui no escri, i.e., quente. Já li em algum lugar que até 3 xícaras ao dia faz bem. Qdo tava na faculdade, véspera de prova, qdo precisava, tomava café com coca-cola e pó de guaraná pra ficar acordadão, varando noite estudando. Red bull, Flash Power, etc, tb tem café/cafeína na composição, parece-me. Não sou especialista em café, nem aquele apreciador que reconhece as diferenças entre marcas, então infelizmente, apesar de boa, não vou aproveitar a dica do Pucci. Aliás, se alguém me convidar prum café, pode ser aquele bem baratinho, mesmo...

Xiboquinha disse...

Grande bebida.
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas (ou principalmente) cafeína.
Engano... O café possui apenas 1% a 3% de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, etc.; aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, etc.; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres; açúcares como sucrose, glicose, frutose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3).
Resumindo: em quantidades moderadas, é muito benéfico.

Marcelo Tadeu disse...

Não sou especialista. Simplesmente gosto de um café.
"Altamente Indecente", "Filha do Fazendeiro", "Esposa Loca", "Nite Owl Dark Roast Coffee" ... A moçada se aproveita de cada situação!!

Soninha disse...

Entreouvindo na ponte Rio/São Paulo parte 2:





-Ah não, em termos de café São Paulo perdeu pra Minas a um tempão
-Na produção sim, mas temos os melhores baristas do Brasil e ainda somos os que mais apreciam o café também, seja orgânico, cheio de agrotóxico, a gente manda ver no cafezinho
-Pô paulista quer ser esnobe até pra beber café, cara?
-Esnobe, cara, é querer café quente e deixá-lo esfriar, tá ligado?