quarta-feira, 24 de junho de 2009

Gordinhos vivem mais, diz pesquisa japonesa

Publicado no Terra em junho de 2009
Link

Todos os dias somos bombardeados pela mídia especializada a respeito dos riscos da obesidade, mas agora cientistas japoneses mostraram que ser magro demais também apresenta problemas sérios, inclusive com expectativa de vida mais baixa.

Pessoas levemente acima do peso depois dos 40 anos vivem de seis a sete anos mais que os muito magros e estes últimos tem expectativa de vida cinco anos menor que os obesos. A principal razão, segundo os pesquisadores, é que as pessoas com baixo índice de massa corporal são mais suscetíveis a doenças como pneumonia e seus vasos sanguíneos são mais frágeis.

O professor Ichiro Tsuji da Universidade de Tohoru acompanhou por 12 anos cerca de 50 mil pessoas entre 40 e 79 anos da cidade de Miyagi e se disse surpreso com o resultado. Ele acreditava que os magros viviam menos, mas não na proporção concluída. E recomenda que as pessoas não passem a comer demais depois desse estudo. Na realidade, os magros é que devem se alimentar para atingir um peso normal.

O estudo dividiu as pessoas em quatro grupos de acordo com o índice de massa corporal apresentado. A fórmula do índice é peso/(altura)2 e uma pessoa normal apresenta um valor entre 18,5 e 25. As pessoas magras estão abaixo de 18,5, enquanto aquelas entre 25 e 30 estão levemente acima do peso e as acima de 30 são consideradas obesas.

12 comentários:

johnny disse...

O título do tópico é meio enganador, heim, hehehe...Dá a impressão de que os gordinhos vivem mais que qquer um. Um estudo por 12 anos abrangendo 50 mil pessoas é algo a ser respeitado mesmo. Mas é a velha história: nem de mais, nem de menos, o mais importante é ter equilíbrio. Se o índice de gordura fosse o fator de mais longevidade, seria ótimo, porém há tantos outros que nos massacram diariamente, roubando-nos anos de nossas vidas, que infelizmente esse torna-se mais um a ser combatido, e muitas vezes o menos importante. Pelo menos pra mim esse fator (tanto o magro demais qto o gordinho) tá descartado, hehehe...

MOSKNASOPA disse...

PRECISO MUDAR MINHA ALIMENTAÇAO E GANHAR UNS KGS ANTES DOS 40 !

Marcelo Tadeu disse...

Espera aí!! E outros fatores, como exercícios, tipo de alimentação, tabagismo, stress... Nada disso foi levado em conta nos 12 anos de estudo?

MOSKNASOPA disse...

CLAUDIO, NADA COM O TEXTO, MAS RAPAZ, VC EH BOM NO QUE FAZ !

ONTEM A NOITE FIQUEI PASSEANDO PELO SEU BLOG PELA PRIMEIRA VEZ E FIQUEI SURPRESO. E NAUM EH GOZAÇÃO NAUM.

VC CONSEGUE FALAR SOBRE TUDO, TRANSMITINDO SEMPRE COM DOSES - E HORA CERTA - DE SERIEDADE E/OU HUMOR. E OLHE QUE ACHO TER LIDO APENAS 1/4 DO TOTAL.

PARTICULARMENTE GOSTEI DE 'CONSIGLIERI', 'MUSICA' E 'OVERMUNDO'.

NAUM EH RASGAÇAO: MEUS PARABENS.

O QUE EU NAUM PODIA DEIXAR PASSAR EH QUE VI QUE TEM SEGUIDORES HA TEMPOS, MAS SOH TEM MACHO POR ALI ?! CADE AS SONINHAS, XIBOQUINHAS, LILIANS, MARIAS, PETITS, ETC ?

PS: SONINHA, SENDO EU UMA MOSKA DO REINO 'DIPTERA', FILO 'HIPPOBOSCOIDEA', COMO VOU ME TORNAR O MAIOR MAMIFERO DO MUNDO (DEVO SER MUITO TAPADO MESMO) ?

Xiboquinha disse...

Não deixa de ser bem interessante, mas com certeza eles devem ter levado em conta outros fatores, além do mal do século XXI, que é o problema hormonal (sabiam que atinge 7 em cada 10 pessoas atualmente?).
Em relação a alimentação (regra gera), as pessoas já conhecem os prós e os contras da maioria dos alimentos, o que é muito bom, mas falta atenção quanto à forma de consumi-los. Nunca se comeu tanta coisa diferente com tanta indiferença. É um grande prazer sentir o cheiro, os sabores, enfim, degustar. Um ambiente mais calmo também é fundamental. A falta de conexão verdadeira com o que está sendo feito torna o ato de comer apenas mais uma tarefa a ser rapidamente cumprida. Esse é o problema...

Em relação aos textos do Claúdio, soube deles há pouco tempo e por acaso. Já li alguns dos mais antigos, mas nunca postei nada, mas isso não indica que eu não teha gostado.

Moska, o seu pazer é cutucar os outros, né não?

Petit Poupée disse...

Espera aí!! O gordinho da foto está levemente acima do peso?


Obs.:Nunca fui "seguidora", mas leitora sim , complicado? deixa pra lá!

Soninha disse...

Entreouvindo no endocrinologista:




-Vc viu aquela pesquisa japonesa sobre obesidade?
-Vi sim, parece que é a redenção dos gordinhos né?
-Se é a redenção eu não sei, mas ao que parece não estamos tão condenados à morte quanto se pensava...
-O pior não é morrer cara.
-Como assim?
-O pior é não poder espantar as moscas!



Ps: Eu também jamais fui seguidora Moska,estou com a Petit, sou leitora! se vc não entende isso... deixa pra lá!
Ps²: Cadê sua frase de caminhão? senti falta!

Soninha disse...

Em tempo: Moska,sabe o que é licença poética, brincadeira, chiste, piada, crônica social etc etc etc? valeu!

MOSKNASOPA disse...

GOSTEI SONINHA, VC TEM UMAS TIRADAS MUITO BOAS ! SIMPLESMENTE SENSACIONAIS ! DE ONDE VC TIRA ISSO, MULHER ? ESSE LANCE DE TIRINHAS EH GENIAL ! NAUM DAH PRA MANDAR O DESENHO DEPOIS POR E-MAIL ? QUEM SABE O CLAUDIO FAZ UMA MATERIA SOH SOBRE ISSO ! HILARIO ! NAUM TO ME AGUENTANDO. . .

PRA VC: 'MAIS VALE UM SEIO NA MAO DO QUE DOIS NO SUTIA'

Maria Dolores Gonçalves disse...

Geeeente! Mas que que tá acontecendo por aqui? Não é a toa que teve censura há pouco tempo. Os comentários começam bem legais, mas depois não falam mais nada da matéria?? Se você querem se agredir, troquem e-mail até o casamento (se bem que o Moska vai casar com pelo menos umas 3)...

Bom, em relação aos gordinhos eu acho que a coisa é mais complexa, e quem já esteve acima do peso sabe disso. Não adianta se enganar e achar que ter o sobrepeso é bom negócio. Como bem disse o Johny: 'nem de mais, nem de menos, o mais importante é ter equilíbrio... há tantos outros que nos massacram roubando-nos anos de nossas vidas'. Também gostei do processo de alimentação apresentado pela Xiboquinha, porém, para quem mora em cidade grande, trabalha, tem filhoooosss, marido, cachorro, sogra e vizinhos, fica complicado ter mais do que 10 minutos para se alimentar.

E gente, pega leve (em tudo)!

MOSKNASOPA disse...

MARIA, VC ESTAH CERTA E COMO EH A UNICA QUE NAUM RECLAMOU, ACHO QUE POSSO TE EXPLICAR:

QUANDO EU DISSE DOS SEGUIDORES DO CLAUDIO, QUERIA TIRAR ONDA EH COM ELE, FALANDO QUE SOH TINHA MACHO NOS COMENTARIOS. EH SOH LER O QUE ESCREVI !

MULHER EH BICHO COMPLICADO MESMO ! QUANDO TIRO ONDA COM ELAS ME ELOGIAM. . . AGORA TODAS COMPRARAM UMA BRIGA SEM AO MENOS PARAR PARA PENSAR NO QUE TAVA ESCRITO.

PARA FINALIZAR:
'EH CHATO SER GOSOTOS, MAS EH MUITO MAIS GOSTOSO SER CHATO'

Cerolzin disse...

eu tô com Xiboquinha, comer lentinho e prestando atenção aos detalhes é bem mais gostoso e não engorda tanto, pelo menos os homens ( se é q vcs entendem )