sábado, 20 de junho de 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATÉRIA DOS PAULISTAS NA PRAIA

O Terra recebeu uma série de e-mails revoltadíssimos de pessoas que se sentiram ofendidas com a matéria, alguns até ameaçando cancelar a assinatura do provedor por considerá-la preconceituosa e me chamando de carioca revoltado, entre outros nomes impublicáveis.

Sou paulistano da gema, nascido numa maternidade da zona leste, passei a infância na zona norte, a adolescência e começo da vida adulta na zona sul e a vida de casado na oeste. Nunca morei em qualquer outra cidade e não trocaria Sampa por qualquer outra capital do Brasil.

A idéia do texto é mostrar, jocosamente, as manias que nós temos na praia. É rir de si mesmo. Obviamente que algumas coisas não são exclusividades de quem é natural de São Paulo, mas não sou carioca ou mineiro ou baiano ou gaúcho. SOU PAULISTANO, por isso só me vejo no direito de zombar do que conheço ou do que sou.

Inspiro-me nos grandes comediantes judeus americanos como Woody Allen, Mel Brooks ou Jerry Seinfeld. Grande parte do material cômico deles é justamente o que é ser judeu e ser criado na comunidade judaica americana. Eles não estão destruindo o que é deles. Estão rindo de si mesmos.

Pessoas como Moskanasopa entenderam o sentido e isso me alegra. Aos que se irritaram, cuidado! Porque além de fama de workaholic, nós, paulistas, podemos acabar com fama de destituídos de senso de humor.

Em tempo, as cariocas consultadas adoram São Paulo. E os paulistas. São minhas amigas (e do Tadeu também).

12 comentários:

johnny disse...

Caraca, que exagero! Sexta à tarde, antes de sair do trabalho consultei p/ ver se tinha novo texto do Pucci, e não tinha. E durante esse curto período de lá até agora todo esse rebuliço? Até que tá repercutindo bem, isto é, mal, isto é... deixa pra lá. E nem me esperaram p/ descer o pau! Hahaha... Pucci, não esquenta, isso só prova que paulista é estressado mesmo. Vestiram a carapuça de uma verdade que não tá bem resolvida, isto é, pisou no calo, botou o dedo na ferida, falou mal do time do coração. Só besteira de gente que leva as coisas a sério demais. Nossa, fui eu que falei isso? rsrs... Continue assim. Aliás, melhor não: melhore, aumente a conturbação e polêmica, ligue o ventilador! É isso aí!

Petit Poupée disse...

Claudio, a gente pode ter acesso a esses e-mails revoltadíssimos ou só vc pode se divertir com eles? Tem como comentar no Terra?

Well... disse...

Ah, mas eu também daria tudo para ter acesso a esses comentários ofendidos... Que perda de energia! O artigo ficou excelente, Claudio - para variar. Parabéns!

Claudio R S Pucci disse...

Petit, infelizmente não dá para comentar na matéria mas tem como clicar no link do você repórter e mandar sua opinião ou seu "causo".

Língua de trapo disse...

Paulista é sangue-bom,só estraga qd sai da USP.

Marcelo Tadeu disse...

Cláudião, senti firmeza!!
Vou entrar no "você repórter" e mandar minha opinião para ligar outro ventilador!

MOSKNASOPA disse...

OBRIGADO CLAUDIO. FIQUEI MUITO LISONJEADO AO SER LEMBRADO.

E FINALMENTE ALGUEM ENTENDE O QUE QUERO DIZER, NEH NAUM SONINHA ?

Xiboquinha disse...

Não acredito que alguns ficam revoltados com o excelente texto feito pelo Cláudio.
Não sou paulista, mas me considero uma, principalmente pela forma carinhosa e respeitosa com que fui acolhida nos anos em que morei em São Paulo.
Quem reclamou não dever ter o que fazer ou que simplesmente vive para tentar atrapalhar o que está indo bem, não tendo talvez levado na esportiva e não parou para pensar que, com certeza, eles já brincaram (leia tiraram sarro) com cariocas, mineiros, barrigas-verde, gaúchos, nordestinos, etc.
O texo está muito engraçado e quem conseguir ler nas entre-linhas verá que ele eleva o povo que move o nosso País.

Soninha disse...

Entrouvindo na ponte aérea RIO/SÃO PAULO




-Pô cara, paulista se acha, né não?é o povo que mais trabalha, é a melhor pizza do Brasil, a noite mais badalada...
-É, os caras trabalham pra caramba, mais tanto trabalho gera um povinho bem estressado!Cê vê,joga bomba em viado,fica revoltado com o Claudio do Terra só por causa do artigo em que critica, jocosamente, os paulistas nas praias...
-Pois é, deveria parar de ser tão esnobe, relaxar um pouco
-Nisto eu concordo, mas parar de ser esnobe aí não
-Por que?
-Perderia a graça!

Soninha disse...

Moska, tenho algo a dizer sobre sua frase de boleia de caminhão:




UAAAAAUUUUU!!!!!!!!!!!!


(GAGUEJEI OU VC CAPTOU ?)

Cerolzin disse...

Amigão, estou contigo nessa!neguinho faz muito barulho por nada,seu texto tá show!

Lílian P disse...

Claudio

Fique feliz, vc tem meia dúzia de leitores,isso é um luxo!acha não?Eu adorei esse bafafá!!!!