domingo, 7 de junho de 2009

Amigos mudam a cada sete anos, diz pesquisa

Publicado no Terra em junho de 2009
Link

"Todos os dias agradeço aos deuses por poder escolher meus amigos, já que os demônios me empurraram os parentes", diz um provérbio chinês e o sociólogo holandês, Gerald Mollenhorst da Universidade de Utrecht foi justamente atrás do conhecimento sobre como se escolhem os amigos - formando a rede de relacionamentos de uma pessoa - e como eles se mantém no decorrer do anos.

Ele conduziu uma pesquisa com 1.007 pessoas entre 18 e 65 anos e as contatou sete anos depois. Do grupo original, 604 pessoas foram localizadas e entrevistadas e responderam a perguntas como "com que você conversa sobre suas questões pessoais?", "quem lhe ajuda com problemas em casa?", "quem você visita?" e assim por diante.

Os resultados mostraram que, ao contrário de uma pesquisa americana realizada anteriormente, o tamanho da rede social de um indivíduo se mantém, mas com uma renovação de cerca de 52% das pessoas. Somente 48% dos antigos amigos continuam com o mesmo status. Também foi provado que não há diferença nas condições sociais ao se conhecer amigos, parceiros ou conhecidos e que no caso de parceiros (namorada, marido etc) existe uma busca maior por similaridade de personalidade que nas outras situações.

Mollenhorst também confirmou que o network pessoal não se forma apenas baseados em escolhas pessoais e sim são limitadas pela oportunidade de se encontrar, além disso geralmente a escolha de um novo amigo é feita por algum contexto pelo qual a pessoa já se utilizou anteriormente, ao escolher outro amigo. Sendo assim, valorize os amigos que tem hoje. Pelo menos, enquanto eles ainda forem seus amigos.

7 comentários:

MOSKNASOPA disse...

OLHA AI PESSOAL, TA NA HORA DE NOVOS AMIGOS.

EU SOU DE SP E TA FACIL O HH SUGERIDO PELO DODO DO BLOG, QUE TAL ?

Marcelo Tadeu disse...

Tenho amigos há 25, 30 anos... Tá certo que não é mais aquele contato diário e completo, mas são verdadeiras amizades.
Os conhecidos, ou "amigos", esses sim me encaixam perfeitamente no resultado da pesquisa...

boladona disse...

Amizade é sempre um tema cabal né, nos lembra da nossa condição gregária,mas eu fico meio intrigada mesmo é com esses números

johnny disse...

Tem conhecidos cujos relacionamentos são bem passageiros, e tem outros que, mesmo depois de décadas, quando nos encontramos é emocionante. A diferença entre os dois não deixa de ser um esforço ou uma vontade de estar cultivando o relacionamento ou sentimento mútuo. Não pra ser só de um. Uma vez me deparei, ao abrirem-se as portas de um elevador, com a presença de um antigo colega de escola. Foi uma surpresa pra mim, minha primeira reação foi de alegria, pois não o via há décadas. Ele olhou para mim e só disse 'Oi Johnny', como se tivéssemos nos visto há poucos minutos. Saiu do elevador e nem olhou pra trás, deixando-me perplexo a ponto de perder o elevador. Fico feliz de ter verdadeiros amigos, sejam eles muito, muito antigos, ou tb muito novos, temporalmente falando, claro...

Xiboquinha disse...

'Se alguém deixa de ser seu amigo é porque nunca o foi de verdade.'

Provérbio chinês

cerolzin disse...

Vixi,Claudião tá correndo na net que seu blog tá bombando hein,eu deixo de vir alguns dias e parece que não venho há uma eternidade, o negócio aqui pega fogo,cara.valorizar os amigos é sempre um lance legal,principalmente no trabalho.eu me acho sortudo:tenho três amigos!

Claudio R S Pucci disse...

Pessoal,

O objetivo dos comentários aqui é ver a posição devocês em relação aos textos e me serve de parâmetro se estou errando ou acertando. Infelizmente está começando a se tornar luta livre de egos. brincadeiras, como fiz para a Xoboquinha, são bem vindas, mas ofensas e ataques não. Por isso, no mais legítimo ato de censura, estou cortando alguns comentários daqui.

Vamos manter o nível.