segunda-feira, 12 de abril de 2010

O segredo do bom relacionamento é ser fiel a si mesmo, diz estudo

Publicado no Terra em abril de 2010
Link

A conclusão parece meio óbvia, mas quanto mais uma pessoa é autêntica, acredita em si mesma, age honestamente com os outros e se comporta de acordo com seus princípios, melhor será o relacionamento que ela irá se engajar. Pelo menos é que o dizem os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos depois de analisarem 62 casais heterossexuais, todo estudantes universitários.

Os participantes tiveram que preencher uma longa lista de perguntas, em três sessões distintas que ocorreram em duas semanas. Na primeira bateria, foram medidos de acordo com o grau de honestidade consigo mesmo. Na segunda fase, responderam sobre as características de seus relacionamentos, abordando temas como a disposição para discutir suas mais íntimas emoções com seu parceiro ou a vontade de guardá-las para si. Finalmente, a parte final do experimento, mediu o grau de satisfação com a relação e o próprio bem-estar pessoal.

No geral, tanto homens como mulheres mostraram que quanto mais verdadeiros são consigo mesmos, mais se comportavam de maneira íntima e menos destrutiva com seus parceiros, e obviamente isso leva a uma satisfação maior dentro do relacionamento e consigo mesmos. Como sempre, porém apareceram as diferenças entre sexos. Homens mais autênticos acabam tendo parceiros que demonstram mais intimidade na relação, mas isso não ocorre necessariamente quando a mulher em si é mais autêntica que o cara.

Segundo a autora da pesquisa, Amy Brunnel, geralmente a mulher é que está no comando da intimidade do casal, então quando o homem tem essa autenticidade e quer uma relação mais honesta e aberta, o trabalho dela fica bem mais fácil. Ela alerta, porém, que ser fiel a si mesmo não significa simplesmente reconhecer suas falhas e não fazer nada para mudar sua vida. A melhora de si mesmo vai ser muito positiva nos seus relacionamentos românticos e a satisfação também. Os resultados sairão no próximo número do periódico Personality and Individual Differences.

6 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Estou dentro!! Difícil será achar alguém do sexo oposto com o mesmo comportamento... Ou não?!

Petite Poupée disse...

Isso é fácil Tadeu, difícil é por a mão no fogo por algum carinha. Sei lá...trocaria autenticidade e honestidade por coerência( bem mais complexo, na minha opinião)

Marcelo Tadeu disse...

Olha aí a pesquisa da Amy indo por água abaixo...

'Petite': certeza que eu não te conheço?

Claudio R S Pucci disse...

Marcelo e Petit, como se diz na língua do bardo: get a room!

Petite Poupée disse...

Claro que te conheço Tadeu, quem manda ser facinho ( não é uma crítica, é um elogio!)

Claudio, põe essa na sua etiqueta sexual: jamais converse na cama.

Unknown disse...

Claudião, meu velho...eu estava sapiando alguns artigos na net, e e encontrei um artigo que vc escreveu "Na Erotika Fair, toda nudez será valorizada"...para minha surpresa encontrei a foto (loira na moto)http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI4378626-EI12827,00-Mulher+brasileira+ainda+nao+busca+o+proprio+prazer+diz+consultora+do+mercado+erotico.html da nulher que conheci na net...acho que foi vc quem tirou a foto dessa beldade...cara, foi uma história muito louca...a gente se conheceu na internet e teclavamos todos os dias...ai sem mais nem menos ela me abandonou...agora entendo pq hauhauahau...meu velho, meu nome é Rodrigo, preciso do contato dessa mulher, sei lá, telefone, e-mail, msn, qualquer coisa na qual eu consiga falar com ela...me dá uma força, meu e-mail é rodrigo_brito1984@hotmail.com