segunda-feira, 5 de abril de 2010

Moralidade pessoal pode ser alterada com ímãs, diz pesquisa

Publicado no Terra em abril de 2010
Link

Existe uma área no seu cérebro, atrás da orelha direita, que recebe o nome de junção temporo-parietal direita e que se torna mais ativa quando você julga as ações alheias em termos de boa ou má conduta. Cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) aplicaram uma técnica não invasiva nesta área do cérebro em 12 voluntários e mostraram que é possível tornar as pessoas menos "moralistas".

Cada um desses indivíduos foi exposto a um poderoso campo magnético na junção temporo-parietal direita por 25 minutos e depois tiveram que julgar as atitudes de personagens expostas em 192 cenários de um já consagrado teste psicológico. Por exemplo, um cenário descrevia um casal onde o homem permitiu que sua parceira atravessasse uma ponte extremamente perigosa. Os voluntários com a moralidade alterada acharam que a atitude do homem foi admissível porque a garota chegou ilesa ao outro lado, enquanto resultados em pessoas que não passaram pela exposição magnética seria o contrário.

Em um segundo experimento, as 12 pessoas responderam a um teste similar enquanto expostas ao magnetismo e o resultado foi o mesmo. Os cientistas comemoraram porque mostrou que nossa percepção de certo e errado não é só baseada na forma que fomos educados ou princípios religiosos e filosóficos e, sim, existe uma ação forte da biologia de nosso cérebro. Já dá para se começar se pensar em fabricar anéis com um ímã muito forte para você usar em suas noitadas, não é mesmo?

Um comentário:

Marcelo Tadeu disse...

Acho que tenho vários amigos com imã implantado e eu não sabia!!?...