quarta-feira, 24 de março de 2010

Dieta alimentícia da Santa Ceia cresceu a proporções bíblica

Publicado no Terra em março de 2010
Link

Já que a Páscoa está tão perto, aqui vai uma pesquisa para lá de curiosa realizada na Universidade de Cornell e publicada no periódico especializado International Journal of Obesity: as porções de comida nos quadros da Santa Ceia aumentaram de tamanho no decorrer dos séculos.

Os pesquisadores compararam as porções apresentadas em 52 obras da famosa última refeição de Cristo pintadas nos últimos mil anos e graças aos recursos da tecnologia, analisaram a proporção da comida, dos pratos e do pão frente à cabeça dos apóstolos e de seu mestre.

Do primeiro quadro analisado ao último, o tamanho da comida aumentou em 69%, o do prato em 66% e o pão, 23%. O principal responsável pelo estudo, Brian Wansink, um especialista em comportamento gastronômico e obesidade teve a ajuda do irmão, professor de religião e pastor presbiteriano e serviu mais para mostrar que a arte reflete seu próprio tempo, uma vez que os meios de produção, distribuição e conservação de alimentos cresceram muito no último milênio.

Obviamente que a relação das pessoas com a comida também, já que não existe nenhuma explicação religiosa para o fato.

Outro cientista especializado em comportamento e saúde, Martin Binks, considerou que o trabalho dos irmãos Wansink não tem assim um valor científico tão relevante, mesmo porque é só analisar as porções oferecidas em fast-foods para ver que estão realmente maiores.

Só para lembrar, a Bíblia só cita o pão e o vinho no jantar de Jesus, cada um com simbolismo próprio. O peru, o leitão, o lombo, a farofa, o arroz, a salada, os molhos e a Colomba com sorvete ficam à seu cargo.

5 comentários:

Marcelo Tadeu disse...

Pesquisinha besta...

Petite Poupée disse...

Não seria o caso de mudar de "Santa Ceia" pra " O Último Banquete"? Ai ai... hj estou meio profana...

Tadeu, pelo menos dessa vez não veio da terra da rainha, né?

Claudio R S Pucci disse...

hein? terra da rainha?

Marcelo Tadeu disse...

Não captei... Acho que ainda estou dormindo...

Petite Poupée disse...

Ihhhh, zero pr'os dois!