domingo, 9 de maio de 2010

Homens leem mapas melhor, mas mulheres se perdem menos

Publicado no Terra em maio de 2010
Link

Mais um mito masculino cai por terra, senhoras e senhoras, o de que mulher nunca acha o caminho para os lugares. Pesquisadores da Universidade do México conseguiram mostrar (e provar) que sim, elas não sabem ler um mapa direito (quem já deixou a navegação de uma viagem nas mãos de uma mulher, sabe bem disso), mas conseguem traçar uma rota de volta bem mais rapidamente que os homens.

Para acabar com esse importante paradigma na vida dos casais, os cientistas observaram um grupo de homens e mulheres de um vilarejo mexicano com uma tarefa simples: colher cogumelos. Cada participante possui atrelado a si um GPS e um medidor de batimentos cardíacos. Tantos os rapazes quanto as garotas colheram a mesma quantidade de cogumelos, mas as mulheres despenderam metade do esforço para isso porque sabiam por onde iam e em que local estiveram.

No final das contas, os homens subiram em locais mais altos, andaram mais e usaram 70% mais energia que elas. As garotas tinham mais facilidade para reconhecer o terreno, traçar suas rotas marcando alguns pontos-chave e voltar aos pontos com maior concentração de cogumelos. Segundo especialistas, as mulheres desenvolvem uma intuição melhor que a dos homens e acabam fazendo melhores julgamentos. Nós, machos, tendemos a transformar qualquer pequena tarefa em uma odisséia e acabamos por complicar demais.

4 comentários:

Petite Poupée disse...

eu confesso q toda vez q tenho q dizer vire para a direta ou vire para a esquerda...ah poxa!

Anônimo disse...

Verdade!
Nunca vi uma mulher dizer a direção e sim: É AQUI! VIRA ALI! OLHA AÍ, PASSOU... claro que o batimento sobe!

Anônimo disse...

Não estou conseguindo colocar meu nome... O anônimo aí sou eu, Marcelo Tadeu!

MOSKANASOPA disse...

.
TO VENDO QUE EU NAUM VOU PARAR TAO CEDO.

MULHER EH O SER MAIS IGNORANTE PARA ANDAR NA RUA. E NAUM VEM COM ESSE PAPO DE QUE 'DEMORA, MAS CHEGA LÁ'.

ELAS SABEM ANDAR NO BAIRRO EM QUE MORAM. SAIU DALI, FU@E$#!