segunda-feira, 10 de maio de 2010

Círculo de amizades influencia muito no quanto você bebe

Publicado no Terra em maio de 2010
Link

Um estudo publicado no em um dos periódicos mais importantes do mundo da medicina, Annals of Internal Medicine, diz que seu grupo de amigos tem tanta influência em cima de seus hábitos, etílicos inclusive, quanto seus familiares e disposição genética. Analisando dados retirados de um estudo sobre doenças cardíacas que acompanhou mais de 12 mil pessoas por 30 anos, Nicholas Christakis, professor de medicina de Harvard, e seu grupo viram que o grupo social de um indivíduo pode ter influência tanto positiva quanto negativa na quantidade de álcool consumida.

Ou seja, uma pessoa tem 50% mais chance de beber pesadamente se o grupo onde está bebe muito. E 36% mais chance de encher a cara se algum amigo próximo beber demais. E essa influência vai até três graus de separação entre ela e os outros. Isso coincide com estudos da Organização Mundial da Saúde que mostraram que a maior parte das pessoas que sofreram algum tipo de acidente com lesão quando bêbados foram influenciados pelos companheiros a fazer bobagem.

E já que se trata, obviamente, de um estudo relacionado à saúde, os pesquisadores recomendam que redes sociais sejam analisadas em campanhas destinadas a combater o alcoolismo para ver quem pode ser o entrave na recuperação de um alcoólatra ou usá-las para enaltecer os benefícios de se viver sóbrio. E nós, brindamos a isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

... Mas qual dos amigos que começa a bagunça?!
(Marcelo Tadeu)

MOSKANASOPA disse...

SOU EU QUE COMEÇO!

CARACA: TEM MUITA COISA PRA EU VER AINDA AI EM BAIXO.

DEPOIS EU VOLTO.