quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atividades domésticas podem ajudar definir a forma física

Publicado no Terra em maio de 2010
Link

No próximo dia 03 de junho estréia nos cinemas a aventura Príncipe da Pérsia, baseada em um videogame famoso nos anos 1990 e estrelada por um sarado Jake Gyllenhaal (de Brokeback Mountain). Se vai fazer sucesso ou não, ninguém sabe, mas a forma física do ator já está virando notícia na internet, especialmente seu braço definido. O ator afirmou ao jornal inglês The Sun que os bíceps musculosos são resultados da farta cabeleira que desenvolveu para o filme, já que diariamente tinha que lavá-la e torcê-la, exercitando os músculos. A idéia pode ser exagerada (e é um pouco, porque está na cara que houve também um trabalho envolvendo musculação típica), mas não totalmente descabida. Muitas atividades domésticas podem servir para definir músculos e trabalham a resistência corporal.

"O ato de lavar o cabelo envolve mais de 15 movimentos diferentes e podem ajudar na definição do braço. Obviamente que, se a pessoa quer aumentar uma área do corpo é necessário menos repetições e mais carga, mas a definição se dá na repetição e no aumento de resistência muscular, que pode ser alcançado com atividades típicas de uma faxina ou de higiene pessoal" afirmou a personal trainer Cecília Faipó. Segundo ela, banhar a cabeleira no chuveiro já é um bom exercício. Se você ensaboar e enxaguar de fora para dentro (ou seja, da testa para a nuca) está trabalhando bíceps e deltóides. Se o movimento for contrário (da nuca para testa) é a vez dos tríceps serem acionados. A elevação dos braços mexe com os músculos escapulares e peitorais e o fato de torcer as tranças, movimento que dá mais ênfase em força, sobrecarrega os bíceps e tríceps. Se você é adepta a lavar a juba no tanque, vai estar inclinada e aí os tríceps e músculos nas costas serão alongados e desenvolvidos.

Uma academia em casa com baldes, vassouras, pás e peneiras
Acontece que não é só no chuveiro que você pode exercitar seu corpo, embora um banho longo, daqueles com 30 minutos de duração, onde você esfrega minuciosamente cada parte do seu corpo não só melhora sua flexibilidade como minimiza as dores e a tensão nas costas. O simples ato lavar roupa no tanque trabalha peitoral e braços. Guardar coisas em armários altos, subindo e descendo uma escadinha com 15 a 20 repetições exercita pernas, panturrilha e braços. Arrumar a cama estimula braços, ombros e pernas.

E foi com essa idéia em mente, aliado ao fato de muita gente não conseguir se acostumar com o clima de academias, que fez Cecília desenvolver em seu espaço na zona oeste de São Paulo, o programa "Domestic Move", onde a pessoa se exercita com objetos facilmente encontrados em qualquer residência.

Um balde, por exemplo, tem múltiplas funções na malhação caseira. Com ele entre as pernas, por exemplo, é possível exercitar as coxas pressionando e soltando lentamente por 20 vezes. Depois, em pé, com as pernas levemente afastadas e o braço esticado, trabalha-se o peitoral apertando devagar o balde com as mãos. Após isso, experimente colocar um pouco de água dentro e um pano. Mantendo as costas retas e dobrando apenas o joelho, desça devagar para pegar o paninho molhado e torça-o vigorosamente. Seus braços e pernas agradecem. Quer mais? Com uma vassoura em mãos você pode fazer exercícios aeróbicos ao varrer (ela criou uma coreografia própria para isso) ou deitar-se e, com o cabo entre as pernas praticar abdominais.

A técnica possui uma garantia tão forte de resultados que no programa "O Grande Perdedor", onde competidores lutavam para ver quem perdia mais peso, uma faxina geral na casa foi coordenada por Cecília e envolveu "exercícios" como limpar a parede, empurrar móveis e lavar louça. A personal, que já fez Jô Soares, Gilberto Leão, Brito Junior e até Hebe Camargo se exercitarem em seus respectivos programas diz que se a pessoa se atentar para a postura do corpo, realizar as atividades devagar, prestar atenção na fadiga de seu corpo e praticar essas tarefas pelo menos três vezes por semana, alternando com caminhadas ou outro exercício aeróbico, poderá sentir mais disposição e vigor depois de duas semanas. Em três meses já é possível verificar resultados na definição dos membros.

E é bom lembrar que é necessário alongar-se antes de praticar qualquer exercício, que não é recomendável que se faça atividades físicas em jejum e que é sempre bom manter o abdômen contraído para proteger a coluna. E nunca curvar as costas para levantar peso ou pegar algo que está no chão e sim usar as pernas, dobrando o joelho (o famoso agachamento). Confira abaixo na tabela onde alguns trabalhos domésticos atuam em seu corpo e lembre-se que além de ter uma casa arrumada, você terá o físico em ordem.

Nenhum comentário: