Link
De acordo com a pesquisa, o otimismo é universal. Aproximadamente 95% dos entrevistados acredita que sua vida daqui a cinco anos será melhor que a que tinha há cinco anos. Matthew Gallagher, estudante de psicologia da universidade e idealizador do estudo, disse que a inspiração da esperança é o maior fator para mudanças. Apesar de todas as mazelas do mundo, como crise econômica, desemprego, guerras, mortes e epidemias, as pessoas continuam a acreditar no melhor, segundo Gallagher.
Iniciada há seis meses, a pesquisa envolveu telemarketing e visitas presenciais em países com acesso telefônico limitado. As pessoas responderam perguntas sobre acesso a condições básicas de sobrevivência, qualidade de vida, percepção sobre o governo e o que pensa sobre o futuro. No resultado final, a Irlanda aparece como o país com maior nível de otimismo, seguido do Brasil, Dinamarca e Nova Zelândia. Os Estados Unidos aparecem em décimo lugar e Egito, Haiti, Bulgaria e Zimbábue nas últimas posições.
O estudo mostrou, também, que os jovens são mais otimistas que os mais velhos. As pessoas que possuem mais bens têm mais esperança sobre o futuro que os mais pobres e as mulheres são ligeiramente mais otimistas que os homens. "Nós achávamos que o otimismo era generalizado mas nos impressionamos com a proporção mundial. Até em países africanos e sul-americanos que hoje apresentam graves problemas econômicos e as pessoas se vêem diante de incertezas, o nível foi muito alto", disse Gallagher.
A pesquisa foi apresentada no último dia 24 de maio, em São Francisco, na reunião anual da Association for Psychological Science. As informações são do ScienceDaily.com.
7 comentários:
Sempre fiz parte desses 95% e, francamente, se um dia estiver do outro lado eu me aposento...
Essa bola já tava cantada pro Tadeu uns 5 posts atrás... Feita sob encomenda, Tadeu? Brasileiro deve ser otimista mesmo, afinal NUNCA DESISTE, né mesmo?
Ao contrário da maioria dos comentários feito no portal do Terra, concordo com o Marcelo.
Senão somos otimistas, somos pessimistas. Aí oque nos sobra? "Esperar" por uma vida melhor?
- "O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista teme que seja verdade"
- "O pessimista senta-se e lastima-se, o otimista levanta-se e age"
E a melhor:
- "Qual é a diferença entre um pessimista e um otimista? Um pessimista acha que as coisas podem piorar e o otimista diz: 'Sim, podem'."
EU ESTOU USANDO ESSA TATICA DO OTIMISMO POR AQUI FAZ TEMPO, MAS NENHUMA MENINA MOÇA AINDA ME MANDOU UM E-MAIL.
MAS CONTINUO ACREDITANDO QUE ISSO VAI ACONTECER, ACREDITO NO FIM DA CORRUPÇÃO NESSE PAIS, DE QUE VOU GANHAR SOZINHO NA MEGASENA ACUMULADA E DE QUE A NAMORADA DA(O) FILHA(O) DA GRETCHEN NAO EH GAY!
95%?noooossa...onde está esse exército de contentes, cara?quero me alistar!
Cerolzin, exército de otimistas e exército de contentes são "forças armadas" diferentes!!
Será,cara?sei não,sei não...
Postar um comentário