Link
Na década de 60 a mulher era apenas coadjuvante na questão de prevenção de gravidez. Podia contar somente com a tabelinha ou com a disposição do marmanjo em conseguir se conter na hora H. Ao mesmo tempo, as moçoilas babavam com tipos másculos e machões nas telas de cinema como Kirk Douglas, Sean Connery, Steve McQueen, Paul Newman, Marlon Brando, Rock Hudson (ok, na época ele ainda era um símbolo masculino) e Burt Lancaster. Eis que surge a pílula anticoncepcional e finalmente o público feminino tem o ato sexual em suas mãos. Quarenta anos depois cientistas começam a estudar se os hormônios na pílula estão fazendo as moças preferirem homens mais feminilizados ou com ar mais infantil. Se a teoria estiver certa, talvez explique porque hoje elas babam por tipos metrosexuais e andróginos como Johnny Depp, Brad Pitt, Leonardo de Caprio, Jude Law, David Beckham ou Zac Efron.
A pesquisa, feita pela Universidade de Sheffield na Inglaterra e publicada no periódico especializado Trends in Ecology and Evolution, não é conclusiva. Na verdade, os próprios cientistas envolvidos acreditam que ainda há muito o que se entender sobre os efeitos colaterais das pílulas. Alguns estudos anteriores foram levados em conta, porém para se construir essa teoria. É sabido, por exemplo, que as mulheres quando estão no período da ovulação - o período fértil - preferem homens com aparência mais masculina ou "geneticamente diferentes" (cuja aparência se distancia bastante daquela de uma mulher). Já nos momentos não-férteis, as moças tendem a se voltar para caras com um look mais feminilizado ou infantil. Uma vez que com a pílula, a mulher não tem período fértil, então os hormônios não as levariam a buscar homens mais "broncos".
Existe também o caminho inverso. Estudiosos já mostraram que no período fértil o público feminino torna-se mais atraente aos moços, provavelmente devido a resquícios do passado instintivo da humanidade que envolvem perfume natural e comportamento para chamar a atenção para a fertilidade. Os anticoncepcionais também podem ter cortado esse ritual. Enfim, segundo o Dr. Virpi Lumma, co-autor do estudo, isso é apenas o começo, já que existem crescentes pesquisas em torno do quanto a pílula está alterando os hábitos de acasalamento do ser humano e sua habilidade de se reproduzir. Quanto aos artistas de Hollywood, que tal a ciência explicar porque Keanu Reeves faz sucesso?
3 comentários:
Pesquisa interessante... Mas o resultado final vai apenas "revelar" que a mulher é um ser complicado... É só dar uma olhada nos estudos anteriores!!
Brad Pitt na listinha de metrosexual e andróginos?!Tá de sacanaaaagem!
Gostei muito da matéria! Até coloquei no meu blog sobre engenharia social
http://moitasocial.blogspot.com
Minha humilde opinião para os resultados dessa pesquisa:
Com o advento da pílula e principalmente da revolução sexual e cultural da década de 70, o mundo deixou de ser exageradamente machista e passou a ser só muito machista, permitindo que a mulher tivesse mais opinião e fosse mais participativa no mundo. Antes o perfil de líder era determinado apenas pela opinião masculina, e homem acha que ser mais forte é uma característica importante sobre liderança: mentalidade "qualquer coisa eu dou porrada".
Agora a opinião feminina entra em cena e o perfil de líder mudou. Além disso, ao escolher um homem, não é apenas sobre sobrevivência da prole, é sobre a felicidade dela também. Três coisas entram em cena na hora de preferir esses caras metrosexuais e andrógenos:
1o- Eles transmitem valores que geram emoções fortes como sensualidade absurda e aventura intensa. Com o advento e popularidade da "bomba", homens com cara de machão nem sempre o são...
Quem você prefere levar pra cama: o exterminador do futuro ou o Don Juan?
2o- A mulher fala racionalemente mas vive emocionalmente.
Já reparou que elas dizem que querem um príncipe encantado mas acabam sempre se entregando para o Bad-Boy??? A preferência por esses novos tipos de macho é consequência do mundo feminino querer impor a forma de homem que as machucaria menos, seria o tipo do homem perfeito pra elas. Mesmo assim elas continuam se entregando para os mais pelos machões
3o- O tempo e a sociedade mudam e novos tipos de líder surgem.
Hoje, não ser apenas machão mostra maior habilidade social. Não é apenas sobre ser mais forte fisicamente para se dar bem na vida. Homens com alto valor social são divertidos, positivos, felizes, intensos e vividos. O perfil machão acabou ficando limitado em um mundo globalizado e a posição de líder escapou de suas mãos. Não importa as mudanças na sociedade, as mulheres buscarão sempre os líderes, ou seja, os com maiores chances de prover um futuro melhor para ela.
Acredito mais no 1o e no 3o, e vc?
Moita
Postar um comentário