Link
Carro e cinema sempre combinaram. Dos Fords Modelo T rasgando as ruas com os atrapalhados Keystones Kops do lendário Mack Sennet do cinema mudo ao Dodge Viper SRT-10 de Angelina Jolie em Procurado, mudaram os motores e a potência dos veículos, mas não a paixão masculina de vê-los voar e fazer manobras ousadíssimas nas telas.
» Veja fotos
E um site se propõe a listar todos os carros que já apareceram nas telas de cinema e TV. O imcdb.org (ou International Movie Cars Database) traz quais marcas e modelos foram mostrados no mundo da ficção, incluindo até automóveis que estivessem parados na rua em alguma determinada cena. São 191.882 carros listados, sendo que a Renault é a campeã de aparições com 8.808 cenas, seguida da Ford com 8.342, Volkswagen com 8.068, Citroen com 6.355 e finalmente Peugeot com 6.348.
Alguns carros, porém nos encantaram em várias etapas de nossa vida, então preparamos uma lista dos 10 mais marcantes já vistos nas telas:
1.Aston Martin DB-5 em Goldfinger (1964): na terceira aventura de James Bond somos apresentados ao carro que se tornaria lenda junto com o agente secreto. O primeiro modelo era equipado com radar, laser nas rodas, assento ejetor e um sistema que girava a placa do carro. Muitos outros o seguiram, chegando ao ponto de ter um modelo que desaparecia.
2.Lincoln Futura em Batman (1966): a série com o Homem-morcego gordo podia ser um show de cafonice, mas as linhas arrojadas do Batmóvel dão de dez a zero na versão tanque usada por Christian Bale nos últimos filmes.
3.Ford Mustang GT 390 em Bullit (1968): o clássico de Steve McQueen entrou para a história do cinema por suas perseguições motorizadas de primeiríssima qualidade. O astro, aliás, fazia as próprias cenas de ação, dispensando dublês.
4.Volkswagen Sedan em Se meu Fusca Falasse (1968): o simpático Fusca, criação de Ferdinand Porsche para o governo nazista, era extremamente popular nos anos 60 e assim a Disney deu-lhe vida em cinco filmes.
5.Caminhão Petterbilt em Encurralado (1971): na estréia de Steven Spielberg na direção de um longa-metragem, o fantástico cineasta conseguiu transformar um caminhão de 1955 numa máquina assassina, perseguindo Dennis Weaver incansavelmente pelas estradas da California.
6.Dodge Charter R/T em Os Gatões (1979): este até tinha nome, General Lee, e era usado pelos primos Luke e Bo para atazanar a vida do Chefe Hogg e do xerife Roscoe Coltrane. Que atire a primeira chave de roda, quem nunca tentou entrar pelo carro pela janela, imitando os Dukes.
7.Ford Falcon em Mad Max (1979): o modelo australiano usado pelo policial Max para vingar sua família datava de 1973, mas com sua turbina não devia nada a ninguém. Aparece semi-destruído nos dois filmes seguintes da série.
8.Dodge Monaco em Os Irmãos Cara de Pau (1980): o carro de polícia usado pelos Blues Brothers no clássico de 1980 é praticamente um personagem do filme. Destruindo um shopping center ou dezenas de carros de polícia, o Dodge não faz feio nas mais desenfreadas cenas já vistas na telona até aquele momento.
9.Pontiac Firebird Trans Am em A Supermáquina (1982): Kit era o indestrutível carro inteligente de David Hasselhoff na famosa série de TV dos anos 80. Para a nova versão, o Pontiac foi abandonado e substituido por um Ford Shelby GT 500.
10.Ferrari 250 GT Spyder em Curtindo a Vida Adoidado (1986): o carro que o pai de Cameron Fries amava mais do que o filho vira um verdadeiro playground para dois garagistas e tem um fim trágico. Não precisa chorar pois uma réplica foi destruída no filme e não o original.
11.Ford Gran Torino: ele foi o título do último (e excelente) filme de Clint Eastwood, mas também foi o carro do "cara" Jeff Lebowski no filmaço dos Irmãos Coen, O Grande Lebowski de 1998 e ainda era usado pelos policiais durões Ken Hutchinson e Dave Starski na série de TV Starski & Hutch.
Um comentário:
Renault campeã?... Não sei se acredito nisso ou em alguém que fica contando quantos e quais carros aparecem em filmes.
Em relação a sua lista: perfeita! (se tivesse a oportunidade, ficaria na dúvida entre o 3 e o 11)... Mas por que "os 11" e não "os 10" como estamos acostumados?
Postar um comentário